POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NAS ESCOLAS INDÍGENAS: DISTANCIAMENTOS E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO NA REGIÃO DO ALTO SÃO MARCOS - PACARAIMA/RR
Educação Especial Inclusiva. Educação Indígena. Projeto Político Pedagógico. Práticas Pedagógicas Inclusivas.
A presente pesquisa está inserida no campo das discussões sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e vem discutindo a Educação Especial Inclusiva e Educação Indígena na perspectiva das políticas educacionais, perpassam indiscutivelmente, pelo viés da inclusão e diversidade acentuada pelos movimentos de lutas em favor das populações marginalizadas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado na Terra Indígena Alto São Marcos, no município de Pacaraima, no estado de Roraima. As discussões enveredam-se pelos questionamentos se as práticas de educação inclusiva têm sido implementadas de forma satisfatória nas escolas municipais na Educação Indígena? E de que maneira esta temática tem sido abordada (ou não) nos Projeto Pedagógicos – PP das unidades escolares. Portanto, o cerne do debate busca elucidar a concepção de educação inclusiva está sendo praticada, o distanciamento e desafios para implementação de práticas educativas inclusivas e se há distanciamento entre o direito instituído e a garantia assegurada na prática escolar. Tendo como objetivo analisar quais tem sido os principais desafios e entraves para garantia da educação inclusiva nas escolas indígenas localizadas na região do Alto São Marcos, em Roraima, considerando o que tem sido instituído e o que se tem efetivamente praticado no município de Pacaraima–RR. Os resultados desdobram em uma palestra com os agentes educadores da Educação Escolar Indígena da região do Alto São Marcos e o desdobramento de um produto educacional sendo a criação de um site.