PROFEI PROG. DE PÓS-GRAD. EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: HACIANE MOREIRA DA SILVA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HACIANE MOREIRA DA SILVA TEIXEIRA
DATA : 12/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE
PACARAIMA -RR: POSSIBILIDADES PARA PENSAR EM PRÁTICAS ESCOLARES
INCLUSIVAS E DE APRENDIZAGEM SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS ENVOLVENDO
ALUNOS COM BAIXA VISÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão escolar; estratégias pedagógicas; práticas escolares inclusivas; baixa visão.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

O presente estudo investiga as estratégias pedagógicas inclusivas no contexto do ensino de ciências para alunos com baixa visão na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Alcides da Conceição Lima, localizada em Pacaraima, Roraima. A pesquisa busca compreender como essas práticas são percebidas pelos professores do Ensino Fundamental I e como podem ser aprimoradas para promover uma aprendizagem significativa e equitativa. A justificativa do estudo se fundamenta na necessidade urgente de atender às especificidades educacionais desse público, garantindo seu direito à educação de qualidade, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das Diretrizes Curriculares de Roraima (DCRR). Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes e analisados à luz da análise do discurso. A pesquisa ainda explora práticas inclusivas que consideram recursos pedagógicos inovadores e adaptados, como tecnologia assistiva e flexibilização curricular, buscando superar as barreiras impostas pela limitação visual. O produto final será uma cartilha educativa destinada a disseminar estratégias e práticas pedagógicas inclusivas para educadores e gestores. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas pedagógicas eficazes, a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da inclusão e a formulação de um conjunto de diretrizes para orientar o ensino inclusivo. Este estudo contribui para a formação de professores mais preparados, o fortalecimento das políticas educacionais locais e a criação de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo, promovendo o desenvolvimento pleno de alunos com baixa visão.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
Interno - 3146092 - RAFAEL VILAS BOAS GARCIA
Externa ao Programa - 2361164 - ADRIANA HELENA DE OLIVEIRA ALBANO - UFRR
Notícia cadastrada em: 10/12/2024 17:01
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