PROFEI PROG. DE PÓS-GRAD. EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ERIKA DOS SANTOS CAZUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIKA DOS SANTOS CAZUZA
DATA : 15/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/swv-reqh-srb
TÍTULO:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CRECHE: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS SITUADAS NA CRECHE MUNICIPAL MARIA LUIZA DA CONCEIÇÃO SILVA / MANAUS (AM)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil, Creche, Práticas docentes e Educação Inclusiva.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

Este trabalho se constitui em um olhar sobre as práticas pedagógicas inclusivas realizadas na Creche Municipal Maria Luiza da Conceição Silva, a qual faz parte da rede municipal de ensino do Município de Manaus, no Estado do Amazonas. Nosso objetivo central foi o de analisarmos as práticas pedagógicas dos docentes direcionada às crianças com idade entre 10 meses e 3 anos e 11 meses, tendo como eixo norteador a Educação Inclusiva. Nossos objetivos secundários foram os de compreender qual a visão de criança que se tem no espaço da Creche; observar como são implementadas as experiências, as interações e as brincadeiras direcionadas às crianças da Creche; produzir e apresentar para a comunidade escolar um caderno de experiências que possam promover a aprendizagem das crianças através das interações e brincadeiras, possibilitando práticas pedagógicas inclusivas. O referencial teórico tem como objetivo analisar estudos relacionados aos processos de escolarização de crianças da fase creche, com foco na Educação Inclusiva. Para isso, aborda o contexto histórico da educação Infantil no Brasil, seus marcos legislativos e o conceito de infância, além do papel das creches no desenvolvimento infantil. Também discute o impacto dos programas de estimulação precoce na primeira infância. Além disso, busca-se compreender documentos de reconhecimento nacional e internacional que contribuíram para a construção de uma educação democrática e inclusiva na modernidade. Entre eles a Constituição Federal de 1988, a Declaração de Salamanca de 1994, o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, o Referencial Curricular Amazonense de 2019, entre outros documentos igualmente relevantes para a Educação Inclusiva. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professoras, todas atuantes nas salas de referência da Creche, lócus da pesquisa, assim como as crianças, protagonistas da aprendizagem. Com a intenção de manter o sigilo e a privacidade dos sujeitos da pesquisa, as professoras receberam nomes fictícios, os escolhidos foram personagens da literatura infantil amazonense, representando nossa diversidade cultural e literária. A partir dos resultados, destacamos que as práticas pedagógicas no espaço da Creche Municipal Maria Luiza da Conceição Silva de Manaus/AM, demonstram contradições relativas às questões culturais e sociais que são inerentes ao processo educativo e da própria comunidade. Em muitas situações o cuidar prevalece em relação ao educar, o que leva as práticas pedagógicas a se distanciarem do que postula as políticas educacionais voltadas à educação infantil inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA FLÁVIA HANSEL
Interna - 3144178 - KARLA COLARES VASCONCELOS
Presidente - 3058247 - MARCELO NAPUTANO
Notícia cadastrada em: 06/04/2025 17:24
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