PRONAT PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - DOUTORADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZINETE VILANOVA DA SILVA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUZINETE VILANOVA DA SILVA GOMES
DATA : 25/05/2023
LOCAL: Auditorio do PRONAT

ANÁLISE DAS VARIABILIDADES ESPAÇO-TEMPORAIS DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS COM USO DA ESTATÍSTICA MULTIVARIADA

Águas SubterrÂneas; Roraima; Rio Cauamé; Estatística Multivariada; Proteção e Conservação.

A bacia hidrográfica do Rio Cauamé localiza-se no setor centro-nordeste do estado de Roraima, abrangendo os Municípios de Boa Vista e Alto Alegre possuindo uma área de drenagem de 3.159 km2. Sua rede de drenagem é formada por 1.942 canais que são tributários a um canal principal que tem uma extensão de 142 km e o Aquífero Boa Vista, muito utilizado pela população local. A bacia do Cauamé apresenta distintos domínios geológicos e geomorfológicos, com predomínio de grandes extensões de relevo plano, coberto por savana (regionalmente, chamado de lavrado), apresentando relevo ondulado e serras remanescentes que compõe a superfície do Pediplano Rio Branco-Rio Negro. A escolha da bacia do Cauamé para esta pesquisa, deu-se por ser uma área considerada extremamente importante, para o estado de Roraima, apresentando a maior concentração de empreendimentos e densidade. Destaca-se o aumento da população da bacia nos últimos anos, principalmente imigrantes, que resultou a intensificação, devido aos usos múltiplos dos recursos hídricos subterrâneos, com o desmatamento para a expansão urbanas e agricultura, e a poluição dos rios e lagos. As águas subterrâneas da bacia, podem garantir aos usuários disponibilidade hídrica, assegurando à saúde da população e dos ecossistemas para as futuras gerações mas o pouco conhecimento da comportamento hidrogeólógico da região impõe a necessidade da elaboração e aplicação de modelos estatísticos (estatística multivariada), tecnologia computacional (geoprocessamento) e softwares (Linguagem R e Excel) capazes de descrever suas características hidrológicas identificando quais as variáveis espaciais ou temporais que podem influenciar na recarga, no fluxo e oscilação dos níveis freáticos. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento do nível dos lençóis freáticos do Aquífero Boa Vista com técnica de estatística multivariada e modelamento das variabilidades espaço-temporal na bacia hidrográfica do Rio Cauamé, estado de Roraima. A estatística multivariada será utilizada, neste projeto, por ser técnica que reduz os efeitos relacionados à coleta de dados (custo, tempo, entre outros) e proporcionando análises espaciais e temporais, com sentido físico na área de estudo. As observações geradas no monitoramento, serão realizadas durante um período de dois ciclos hidrológicos (2022 e 2023) em uma amostra de 10 poços tubulares na bacia do Cauamé. A análise dos dados de monitoramento dos níveis freáticos através de abordagem estocástica, permitindo demonstrar a hipótese de que as técnicas de estatísticas podem ser utilizadas para a análise de incerteza em estudos práticos de hidrologia, honrando os dados de campos na geração de modelos e simulações robustos e realistas. A abordagem metodológica para o desenvolvimento deste trabalho envolve tanto fontes bibliográficas e de campo, analisando nas características hidrológicas que podem influenciar na variação dos níveis freáticos, comparando com análise estatística de dados hidrogeológicos de fontes públicas e dados de campo da bacia hidrográfica do Rio Cauamé. Espera-se que o estudo do Aquífero Boa Vista, na bacia do Rio Cauamé, por meio de sua análise com modelagem de incerteza (método estocástico), possa contribuir para a sociedade através do aprimoramento do conhecimento científico que subsidie a construção de planos futuros de políticas públicas voltadas para a realidade da bacia do Cauamé, ampliar a consciência sobre as questões relativas à água subterrânea no meio ambiente, assumindo, atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação dos recursos hidrológicos no estado de Roraima.

Externo ao Programa - 1344205 - CARLOS EDUARDO LUCAS VIEIRA - nullInterno - 1456797 - CARLOS SANDER
Presidente - 1112569 - FABIO LUIZ WANKLER
Interna - 1633807 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO