PRONAT PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - DOUTORADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: EMANUEL ARAÚJO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUEL ARAÚJO BEZERRA
DATA : 24/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Vídeo conferência do PRONAT - presencial
TÍTULO:

MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: Análise comparativa entre duas capitais das regiões Norte e Nordeste


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: manejo, gerenciamento; coleta seletiva, aterro sanitário, indicadores
ambientais, autossuficiência


PÁGINAS: 162
RESUMO:

A presente tese de doutorado analisou, comparativamente, o Manejo de Resíduos Sólidos
Urbanos (MRSU) em duas capitais brasileiras: Boa Vista, em Roraima e Fortaleza, no Ceará,
destacando desde o planejamento até a implementação de medidas socioambientais nos últimos
15 anos, com vistas ao aprimoramento das práticas de MRSU, sustentabilidade e a preservação
ambiental. A metodologia combina elementos de análise documental, pesquisa de campo e
análise de indicadores para realizar uma análise comparativa. Como resultados, o capítulo I
mostra que, em Fortaleza, observou-se a implementação de políticas e programas voltados para
a coleta comum, coleta seletiva, transporte, tratamento de recicláveis e disposição final
ambientalmente adequada em aterro sanitário, fatores que atendem à Política Nacional de
Resíduos Sólidos. Em Boa Vista, observou-se uma boa cobertura dos serviços de coleta comum,
porém dificuldades na implementação dos serviços de coleta seletiva, reciclagem e nas
adequações legais de seu aterro controlado, o que torna a gestão ainda deficiente no tocante às
recomendações legais. Em relação às práticas de manejo de RSU nos aterros sanitários ASMOC
e Aterro de Boa Vista, constantes no capítulo II, destacou-se as diferenças em sustentabilidade,
gestão e tecnologias empregadas. O ASMOC é um exemplo avançado de gestão de resíduos,
com tecnologias modernas que otimizam o tratamento e reaproveitamento dos resíduos. A
instalação é notável por seu monitoramento ambiental rigoroso, compostagem eficiente e
recuperação de gases, convertendo-os em energia renovável e alinhando-se às metas da Política
Nacional dos Resíduos Sólidos. Em contraste, o Aterro de Boa Vista enfrenta desafios
significativos, como a falta de aproveitamento de gases e limitações no tratamento de chorume.
Essas práticas revelam a necessidade urgente de atualização tecnológica e investimentos em
infraestrutura, além de iniciativas estruturadas de reaproveitamento e reciclagem. O capítulo III
apresenta os indicadores ambientais por temática. Boa Vista, com uma taxa elevada de
autossuficiência financeira e crescimento na arrecadação per capita, destaca-se em termos de
gestão financeira de MRSU, ao passo que Fortaleza iniciou a cobrança de taxas apenas em
2023. A eficiência na gestão de resíduos é impactada pela falta de uniformidade na aplicação
das taxas e pela necessidade de maior transparência e legislação. Em termos de emprego formal,
Boa Vista apresenta uma maior taxa de empregados por mil habitantes, mas ambos os
municípios dependem fortemente da terceirização dos serviços de MRSU, o que pode acarretar
problemas como precarização das condições laborais. Boa Vista apresenta uma taxa de coleta
domiciliar de 100%, superior à média de Fortaleza (97,9%), mas Fortaleza coleta uma
quantidade maior de resíduos per capita, possivelmente devido à urbanização e ao turismo. A
coleta seletiva em Boa Vista ainda é limitada e Fortaleza enfrenta desafios similares, com baixas
taxas de material reciclável coletado. A reciclagem é insuficiente em ambos os municípios, com
taxas bem abaixo da média nacional de 7,72%. O estudo conclui que, apesar de avanços em
algumas áreas, há uma necessidade urgente de melhorias nas políticas de coleta seletiva e
reciclagem, com um planejamento robusto, infraestrutura adequada e participação comunitária
para enfrentar os desafios do crescimento urbano e a gestão de resíduos de forma sustentável
nas duas capitais analisadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BERTRAND ROGER GUILLAUME COZIC - UFPE
Interno - 1456797 - CARLOS SANDER
Presidente - 388015 - FRANCILENE DOS SANTOS RODRIGUES
Interna - 1633807 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO
Externo à Instituição - HELDER MANUEL DA COSTA SANTOS - UFAM
Externo à Instituição - LEOVERGILDO RODRIGUES FARIAS - IFRR
Externa à Instituição - MARCIA TEIXEIRA FALCAO - UERR
Externo ao Programa - 1544626 - PAULO SERGIO MAROTI - null
Notícia cadastrada em: 14/10/2024 16:14
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