PRONAT PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - DOUTORADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO BARRETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO BARRETO
DATA: 31/05/2021
HORA: 08:30
LOCAL: PRONAT/UFRR - VIA REMOTA (Rede Nacional de Pesquisa – RNP)
TÍTULO:

GOVERNANÇA COMUNITÁRIA DOS RECURSOS HÍDRICOS E SAÚDE NA REGIÃO DO BAIXO SÃO MARCOS, RORAIMA


PALAVRAS-CHAVES:

Governança; Terra Indígena São Marcos; recursos hídricos, veiculação hídrica.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A proposta deste projeto surgiu com o interesse aos povos indígenas, mais especificamente com as crianças desses povos, onde apresenta uma grande taxa de mortalidade infantil por causas como as diarreias, problemas estes fáceis de solução, mas difíceis quando se trata de comunidades indígenas que vivem em áreas afastadas dos grandes centros. Como a água dessas comunidades é de qualidade duvidosa, surgiu o intuito de pesquisar sobre a qualidade da água e como esta pode gerar doenças de veiculação hídrica a partir ou não da governança dos recursos hídricos; e assim surge a questão: a governança comunitária dos recursos hídricos na região do Baixo São Marcos determina a qualidade da água consumida e a ocorrência de doenças de veiculação hídrica?

Deste modo, a pesquisa pretenderá analisar a governança comunitária dos recursos hídricos na região do Baixo São Marcos/Terra Indígena São Marcos-RR como determinante na qualidade água consumida e na ocorrência de doenças de veiculação hídrica. A região do Baixo São Marcos foi escolhida justamente por não estar longe de um grande centro (cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima) e, mesmo assim, apresentar diferenças tão discrepantes de índices de mortalidade infantil em comparação com a cidade.

Com isso surge o problema: a governança comunitária dos recursos hídricos na região do Baixo São Marcos determina a qualidade da água consumida e a ocorrência de doenças de veiculação hídrica? Ou seja, será que é a governança que determina a qualidade da água e consequentemente as doenças de veiculação hídrica? Ou ainda, o problema seria mais profundo, tendo assim relações com questões de políticas públicas que não estão sendo implementadas?

Com esse interesse surge como objeto: analisar a governança comunitária dos recursos hídricos na região do Baixo São Marcos como determinante na qualidade da água consumida e na ocorrência de doenças de veiculação hídrica. Para alcançar esse objetivo irá ser utilizada como metodologia uma pesquisa em área com as comunidades estudas para entender a relação de governança dos recursos hídricos que eles têm. Com isso, a relação das doenças de veiculação hídrica, a qualidade da água e o que as políticas públicas podem influenciar tudo isso, tendo como grande pano de fundo para discussão da governança da água por esses povos. Nesta pesquisa serão empregados procedimentos de entrevistas com a utilização da metodologia de Bardin, análise da água a partir de coletas de vários pontos em períodos diferentes do ano e estudos bibliográficos em documentos e legislações que tratam do assunto.

Como resultados espera-se um material para análise das condicionantes que levam aos agravos aos povos indígenas e estratégias para melhor monitoramento, esclarecimentos e estratégias concretas para soluções de seus agravos que gerem discussões para implementações de políticas públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6387952 - ARLENE OLIVEIRA SOUZA
Interno - 1633807 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO
Externo ao Programa - 1331784 - MADIANA VALERIA DE ALMEIDA RODRIGUES
Externo ao Programa - 406.758.152-15 - MARCIA TEIXEIRA FALCAO - UERR
Externo ao Programa - 1759512 - MARCOS ANTONIO PELLEGRINI
Presidente - 1743302 - MARIA BARBARA DE MAGALHAES BETHONICO
Externo ao Programa - 1225865 - PEDRO ALVES DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 27/05/2021 17:48
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server4.jboss4