PRONAT PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - DOUTORADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO CEU DE SENA MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DO CEU DE SENA MOURA
DATA : 23/05/2023
LOCAL: Auditorio do PRONAT

MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE RORAIMA

Roraima; Resíduos Sólidos; Sustentabilidade Ambiental; Gestão; Ensino Superior

O crescimento da exploração dos recursos naturais tem sido observado nas últimas décadas. Assim, no âmbito das discussões acerca das questões da sustentabilidade ambiental, a elevada geração dos resíduos sólidos tem recebido destaque na gestão governamental no Brasil e no mundo. Este estudo visa responder às seguintes questões de pesquisa: Quais os modelos de Gestão de Resíduos Sólidos, a partir das Diretrizes da Lei 12.305/2010, estão sendo utilizados em instituições de ensino superior? Qual modelo é adequado para permitir uma avaliação sistemática e periódica para a gestão de resíduos sólidos gerados pelas IES em Roraima? Para tanto, o objetivo geral consiste em propor um modelo de gestão de resíduos sólidos para ser utilizado em Instituições de Ensino Superior de Roraima. O estudo será realizado em cinco instituições de ensino superior, sendo três públicas e duas da rede privada de ensino do estado de Roraima. A metodologia utilizada para este projeto de tese de Doutorado foi estruturada a partir da problemática da pesquisa, que consiste no resultado da gestão inadequada dos resíduos sólidos no meio ambiente, o que ocasiona a degradação do solo, compromete os mananciais, causa a poluição do ar e traz riscos à saúde humana. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa. Quanto às finalidades, esta pesquisa é do tipo descritiva-exploratória, documental, bibliográfica e de levantamento. A escolha das técnicas de coleta de dados dar-se-á conforme os propósitos de cada objetivo específico desta pesquisa. A primeira fase de coleta consiste numa Revisão Sistemática de Literatura, e será baseada no protocolo da metodologia PRISMA; Na segunda fase será realizado um estudo gravimétrico para caracterizar a composição gravimétrica dos resíduos sólidos das IES de Roraima; Na terceira fase, que trata dos procedimentos de coletas documentais, serão analisados portarias, pareceres, legislação, manuais, memorandos, ofícios, planos de desenvolvimento institucional para compor o histórico de atuação das IES; Na quarta e última fase, após a elaboração do modelo de Gestão de resíduos sólidos para IES de Roraima, será realizado um levantamento de dados com aplicação de questionário elaborado com base nos princípios do teste de usabilidade. Dessa forma, será avaliada a efetividade do modelo de Gestão de Resíduos Sólidos para Instituições de Ensino Superior (MGRSIES).

Externo à Instituição - MÁRCIO SAMPAIO PIMENTEL - UFRPE
Interna - 3058263 - ANA PAULA FOLMER CORREA
Interna - 1838030 - ELIZETE CELESTINO HOLANDA
Interna - 3273319 - FRANCIELE OLIVEIRA CAMPOS DA ROCHA