EXPERIMENTOS DE FÍSICA COM SMARTPHONES: uma sequência didática para o ensino de acústica através do aplicativo phyphox
Smartphones; Phyphox; Ondas sonoras; Experimentação
Nos últimos anos o avanço tecnológico tem provocado grandes mudanças na forma de ensinar e aprender física, onde tecnologias portáteis, como tablets e smartphones têm se tornado ferramentas úteis como instrumentos de medida, armazenamento e apresentação de dados. Este trabalho explora o uso do celular e do aplicativo phyphox como alternativa para a realização de experimentos de física em sala de aula, a fim de desenvolver um método mais simples e dinâmico de aprendizagem, e, desse modo aumentar o interesse do aluno pela disciplina. Os experimentos foram realizados durante aulas de física no 2º ano do ensino médio e abordaram o conteúdo de ondas, mais especificamente ondas sonoras. Todos os experimentos são de fácil montagem e execução e incluíram discussões sobre conceitos e princípios físicos relacionados ao fenômeno estudado. A metodologia utilizada neste trabalho tem caráter quali-quantitativo e fundamenta-se na teoria de John Dewey e José Moran e em metodologias ativas de aprendizagem. Para coleta de dados utilizou-se diversos questionários nos quais resultados obtidos revelaram que os recursos presentes nos smartphones são excelentes ferramentas educacionais e devem ser difundidas nas aulas de física.