POSAGRO - DR PROG. DE POS-GRAD. EM AGRONOMIA - DOUTORADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Phone: Not available

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAILIN RODRIGUES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : RAILIN RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATE: 24/11/2023
TIME: 14:00
TITLE:

COMPORTAMENTO FENOLÓGICO E MANEJO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA E ORGÂNICA NA PRODUÇÃO DE PITAIA VERMELHA NAS CONDIÇÕES DE SAVANA DE RORAIMA

KEY WORDS:

Adubação orgânica, crescimento e desenvolvimento, fenofases, fósforo, Hylocereus costaricensis, Hylocereus polyrhizus

PAGES: 42
BIG AREA: Ciências Agrárias
AREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
SPECIALTY: Manejo e Tratos Culturais
SUMMARY:

O cultivo da pitaia vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, devido ao sabor, sua propriedade farmacêutica e valor comercial de produção. Contudo, o cultivo da espécie necessita ainda de tecnologia de cultivo, como no manejo nutricional e o conhecimento sobre o comportamento fenológico em cada região do Brasil. Neste contexto, o objetivo do presente estudo é avaliar o desenvolvimento reprodutivo através da escala fenológica e desenvolver tecnologia de produção para a pitaia vermelha utilizando fontes fosfatadas e orgânicas visando obter produção e qualidade dos frutos nas condições do cerrado Amazônico. O experimento I, foi realizado em um pomar comercial de pitaia localizado no município de Boa Vista, Roraima. Foram acompanhadas 10 plantas, sendo avaliados 7 ramos por planta e 30 gemas em cada ramo. Utilizou-se a escala BBCH estendida para descrever os estádios fenológicos. Avaliou-se os estádios entre cada fase após a poda de produção, da emissão da gema reprodutiva até a colheita dos frutos. Avaliou-se também: comprimento e diâmetro dos frutos (mm); firmeza do fruto (N); sólidos solúveis (ºbrix); acidez titulável (g 100 g-1); Relação sólidos solúveis/acidez titulável (SS/AT); potencial hidrogeniônico (pH); vitamina C (mg 100 g-1); Indice de coloração da casca: (L*, C* e °Hue); Teor de umidade (g 100-1 g). O experimento II está sendo realizado no pomar experimental da Universidade Federal de Roraima. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 2, com 4 blocos. Os tratamentos constituíram de 4 fontes de fosforo (100, 200, 300 e 400 g planta‑1) adubadas com duas fontes de adubos orgânicos (esterco bovino e cama de frango). Durante o experimento, será avaliado: número de ramos ladrões e comprimento do cladódio principal (cm), número e comprimento das brotações laterais (cm), número de frutos (frutos ha-1), comprimento e diâmetro dos frutos (mm), firmeza da polpa (N), sólidos solúveis (ºBrix), acidez titulável (g ácido cítrico 100 g-1), potencial hidrogeniônico (pH), ‘Ratio’ - relação entre os teores de sólidos solúveis e acidez titulável,  vitamina C (mg de ácido ascórbico 100 g-1), coloração da casca: L*, C* e °Hue. Espera-se com os resultados obter informações fenológicas da pitaya nas condições climáticas de Roraima, com fins de elaborar as recomendações de manejo para a espécie nas fases ideal de cultivo. Espera-se com os resultados desenvolver tecnologia de produção da pitaia vermelha, podendo-se recomendar a dose de máxima eficiência de fósforo e a melhor fonte orgânica que proporcione o melhor crescimento, desenvolvimento, produção e qualidade dos frutos.

COMMITTEE MEMBERS:
Externo à Instituição - FÁBIO GELAPE FALEIRO - EMBRAPA
Interno - ***.784.132-** - EDVAN ALVES CHAGAS - EMBRAPA
Presidente - 2808565 - POLLYANA CARDOSO CHAGAS
Externo à Instituição - RAPHAEL HENRIQUE DA SILVA SIQUEIRA - IFRR
Externo ao Programa - 3327379 - RICARDO MANUEL BARDALES LOZANO - null
Notícia cadastrada em: 23/11/2023 16:22
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server5.jboss5