PRONAT - MESTR PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - MESTRADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITÓRIA RÉGIA ALBUQUERQUE DA SILVA

DISCENTE : VITÓRIA RÉGIA ALBUQUERQUE DA SILVA
DATA : 06/05/2024
LOCAL: Auditorio do PRONAT

PERCEPÇÕES SOBRE SAÚDE AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA, EXTREMO NORTE DO BRASIL

Saúde ambiental. Adolescência. Percepção. Comportamento. Educação Ambiental.

A adolescência representa um período de significativa elaboração do sujeito, caracterizado pela busca por novos conhecimentos e valores. Nesse contexto, a crise ecológica global se destaca como um ponto crucial e assim, direciona os adolescentes a adotarem posturas ativistas e questionadoras. Nessa perspectiva, a saúde ambiental que compreende o conjunto de elementos que influenciam a condição de saúde do indivíduo, ao incluir aspectos psicológicos e biológicos permite verificar a relação entre o impacto da relação do ser humano e o meio ambiente. Sendo assim, corrobora para a importância da educação em saúde ambiental para que os adolescentes reconheçam a natureza como um espaço diverso e adotem práticas sustentáveis. No contexto escolar, a abordagem das questões ambientais precisa ser revista, especialmente em regiões como a Amazônia, para que os estudantes assumam posturas decisivas diante da crise ambiental e desenvolvam interesse em temáticas ambientais. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral caracterizar a percepção em saúde ambiental dos jovens escolares do Instituto Federal de Roraima, enquanto os objetivos específicos incluem: descrever o perfil sociodemográfico dos estudantes do IFRR; avaliar o comportamento ambiental dos participantes; verificar a existência de associação entre os fatores sociodemográficos, a percepção e o comportamento ambiental dos estudantes do IFRR e verificar na matriz curricular do ensino médio do IFRR a existência de alguma disciplina que aborde as temáticas educação ambiental e/ou saúde ambiental. Será utilizado como abordarem metodológica um delineamento transversal, observacional e analítico, com abordagem quantitativa. O estudo ocorrerá no IFRR nos campi Boa Vista, Amajarí e Bonfim. Quando se trata da população do estudo, será composta de alunos entre 14 e 17 anos do 1º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em aquicultura, agropecuária, agroecologia, administração, eletrônica, eletrotécnica, edificações, informática e secretariado em regime integral do IFRR. A amostra total para estudo compreende 327 alunos, dos quais 177 irão compor a pesquisa. A coleta de dados será por meio de questionário adaptado de instrumento validado. Diante disso, os alunos serão selecionados para participação voluntária, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos pais ou responsáveis e do Termo de Assentamento Livre e Esclarecido (TALE) pelos alunos. Os dados serão analisados no programa Microsoft Excel® 2013 e no EpiInfo 7®, incluindo análise descritiva e testes estatísticos para comparar médias e proporções, como o teste t de Student, desde que garantido a equivalência de variâncias amostrais, senão será utilizado o teste de Mann-Whitney. Para comparação entre proporções será utilizado o teste o qui-quadrado. O estudo será submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Roraima e assim, garantirá os aspectos éticos e legais, como sigilo e consentimento informado pelos participantes. O projeto visa contribuir para uma melhor compreensão da percepção e comportamento em saúde ambiental dos adolescentes ao fornecer subsídios para futuras intervenções educativas e promoção de práticas sustentáveis.

Externa ao Programa - 1058263 - ANA PAULA FOLMER CORREA - nullPresidente - 2352328 - BIANCA JORGE SEQUEIRA
Externa ao Programa - 1869779 - GABRIELLE MENDES LIMA - nullExterna à Instituição - MARCIA TEIXEIRA FALCAO - UERR
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 10:31