Banca de QUALIFICAÇÃO: FATIMA VIEIRA LIMA

DISCENTE : FATIMA VIEIRA LIMA
DATA : 03/05/2024
LOCAL: Via chamada de vídeo

O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ALFABETIZAÇÃO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA - RR

Tecnologia; inclusão; assistiva.

Tenho uma trajetória de 27 anos dedicados à educação básica, atuando como pedagoga com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, além de ser Terapeuta em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Nos últimos três anos, tive o privilégio de fazer parte do Atendimento Educacional Especializado, onde cada dia representa uma oportunidade para aprendizado e crescimento, tanto para mim quanto para o público discente atendido. O compromisso reside em construir um ambiente educacional genuinamente inclusivo e acolhedor, onde cada aluno se sinta valorizado e em condições para alcançar todo o seu potencial. Paralelamente, busco aprimorar minhas habilidades, reforçando a importância de estar constantemente me preparando para atender da melhor forma possível às necessidades individuais de cada aluno. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa visa analisar uso de tecnologia assistiva no processo de alfabetização, especialmente direcionado aos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental que necessitam de estratégias diversificadas. A tecnologia assistiva compreende uma variedade de recursos, tais como aplicativos, dispositivos e softwares específicos, destinados a apoiar alunos com deficiência, incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem. O objetivo principal deste estudo é analisar como os professores têm integrado a tecnologia assistiva na promoção da alfabetização, bem como pensar sobre a compreensão dos professores sobre o uso dessas ferramentas no contexto educacional. Para tanto, o processo investigativo objetiva lançar mão sobre o conceito de tecnologia assistiva e seu emprego no processo de alfabetização de alunos com deficiência, incluindo os tipos de tecnologia assistiva utilizados, as estratégias adotadas e os desafios enfrentados em sua implementação. Ainda como elemento desse processo, os estudos buscam evidenciar de que maneira esse recurso pedagógico da tecnologia assistiva pode contribuir para a inclusão desses sujeitos no ambiente escolar voltada ao processo de ensino e aprendizagem, com foco na alfabetização. Além disso, serão considerados aspectos relacionados à formação e suporte oferecidos aos professores para o uso dessas tecnologias, visando compreender se há, por parte da rede de ensino, ações de formação continuada que contribuam para pensar a inserção desses recursos nas escolas e a disseminação do conhecimento formativo entre os docentes. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada, como instrumentos de coleta de dados, e análise de conteúdo. Este projeto de pesquisa visa contribuir para uma compreensão mais aprofundada do papel da tecnologia assistiva na alfabetização, promovendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas.

Externa ao Programa - 2361164 - ADRIANA HELENA DE OLIVEIRA ALBANO - UFRRPresidente - 1498567 - FLAVIO CORSINI LIRIO
Interna - 3144178 - KARLA COLARES VASCONCELOS
Interna - 2719070 - SANDRA MORAES DA SILVA CARDOZO