PPGGEO PROG. DE POS-GRAD. EM GEOGRAFIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAAC ANDERSON DANTAS OLIVEIRA

DISCENTE: ISAAC ANDERSON DANTAS OLIVEIRA
DATA: 22/02/2021
LOCAL: Sala virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/events/qualificacao-isaac-dantas-ppggeo-ufrr

Dinâmica Territorial no Projeto de Assentamento Rápido Jatapú, Caroebe - RR

Assentamento Rural; Fronteira Agrícola; Território; Amazônia Legal

ÁREA: Geografia

Os estudos acerca do espaço geográfico amazônico são relevantes para a compreensão dos processos territoriais que se deram ao passar dos anos. Entretanto, cabe destacar que, para o recorte espacial do Projeto de Assentamento Rápido Jatapú – PAR JATAPÚ, localizado no município de Caroebe, porção sudeste do estado de Roraima, há uma carência de estudos recentes. O PAR Jatapú foi criado através da resolução de nº 200, de 26 de setembro de 1983 (BARROS, 1995). Os estudos desenvolvidos nesta porção do estado são de significativa importância científica, uma vez que se trata de uma realidade dinâmica e pouco explorada pela academia. Neste contexto, destacam-se as contribuições de Barros (1995); Mourão (2004, 2008a, 2008b) e Diniz (2002). Apesar de a pesquisa bibliográfica para a realização deste estudo ainda se encontrar em fase inicial, observa-se que, de forma geral, não existem publicações relevantes publicadas recentemente. Sendo assim, ressalta-se a necessidade de se desenvolver este trabalho, o qual usa como categoria de análise principal o território. Dessa forma, busca-se melhor compreender as relações de poder ora estabelecidas entre os agentes produtores do espaço e a natureza, em um recorte espacial definido. Além disto, há de se destacar os processos de formação da fronteira agrícola na região, outro conceito que será aplicado neste trabalho, e que por sua vez é gerador e ao mesmo tempo produto dessa configuração territorial.

Externo ao Programa - 1458795 - ALTIVA BARBOSA DA SILVA
Interno - 2859548 - ARTUR ROSA FILHO