PPGGEO PROG. DE POS-GRAD. EM GEOGRAFIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARICEL BRASIL FELIX

DISCENTE: MARICEL BRASIL FELIX
DATA: 28/09/2021
LOCAL: PPG-GEO sala virtual

EFEITO DO USO DO SOLO NA QUALIDADE DE ÁGUAS SUPERFICIAIS EM ÁREAS DE INFLUÊNCIA URBANA NA CIDADE DE BOA VISTA – RR

Geomorfologia. Hidrografia. Impactos Ambientais. Paisagem.

ÁREA: Geografia

As áreas de corpos hídricos são de grande importância ambiental e urbanística, pois, além de serem responsáveis por importantes interações ambientais, suas múltiplas funções passaram a contribuir na estruturação das cidades e consequentemente, a integrar a paisagem urbana. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os reflexos do uso do solo na qualidade da água dos igarapés Grande e Auai Grande, localizados em área de influência urbana na cidade de Boa Vista - RR. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram empregados os métodos quali-quantitativos e abordagem exploratória. Na elaboração dos mapas de uso e ocupação do solo, foram utilizadas as imagens do satélite LandSat 8 e as bases cartográficas fornecidas pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), processadas em ambiente dos softwares Corel Draw Graphics 2020 e Quantum GIS 3.18, via complemento do processador digital Quick Map Services. Obedecendo as recomendações da NBR nº 9898 de junho de 1987, abrangendo os períodos seco e chuvoso, as coletas foram realizadas em junho e setembro de 2019 e em abril e outubro de 2020, em cada um dos três pontos de amostragem definidos ao longo dos dois igarapés. De acordo com as metodologias descritas pela American Public Health Association (APHA), os parâmetros temperatura, pH, condutividade elétrica, turbidez, sólidos totais, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes totais e E. Coli, foram analisados no Laboratório de Efluentes da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (CAER) e os resultados foram comparados às Resoluções CONAMA nº 357/2005 e nº 274/2000. A estatística dos resultados foi submetida à análise de variância (ANOVA) e ao teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados apontaram que as áreas das micro bacias dos igarapés Grande e Auai Grande possuem uso e ocupação distintos. Enquanto a primeira é marcada pela intensa presença antrópica, sobretudo pela instalação da lagoa de estabilização do município em suas margens, a segunda, com características menos urbanas, possui o aterro sanitário como principal classe de uso e ocupação. Dessa maneira, os testes de variância apresentaram para todos os parâmetros, com exceção dos sólidos totais, OD e DBO, a condição de ocorrência de variabilidade significativa entre os resultados das estações chuvosa e seca, dos dois igarapés. Outro aspecto relevante, tange aos pontos de coleta localizados próximo ao aterro sanitário e à lagoa de estabilização. Dos quais, de maneira quase unânime, apresentaram em todas as amostragens dos período seco e chuvoso, teores de contaminação maiores que os pontos à montante e à jusante à eles, indicando assim, o constante aporte de carga poluidora nessas regiões especificas, ou seja, tanto o aterro sanitário, quanto a lagoa de estabilização, estão afetando negativamente a qualidade das águas dos igarapés. Isto posto, de modo geral, através dos resultados das análises, pôde-se concluir que as águas de ambos os igarapés são consideradas impróprias para uso, conforme os padrões estabelecidos pelas Resoluções CONAMA nº 357/2005 e nº 274/2000.

Externo ao Programa - 1461343 - ADRIANA FLACH
Externo ao Programa - 3150110 - BRUNO CESAR MORTATTI
Presidente - 1456797 - CARLOS SANDER
Interno - 406.758.152-15 - MARCIA TEIXEIRA FALCAO - UERR