PPGGEO PROG. DE POS-GRAD. EM GEOGRAFIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA

DISCENTE : CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA
DATA : 28/06/2022
LOCAL: PPG-GEO sala virtual

ESTUDO DO PROCESSO EVOLUTIVO DA PAISAGEM DE BOULDERS NO ENTORNO DA SEDE DO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS-RR

Paisagem. Relevo. Granito. Boulders.

A Amazônia apresenta uma paisagem bastante diversificada, resultando em formas variadas de relevo, tais como planícies, depressões, planaltos residuais e extensas áreas pediplanadas. Essa variação do relevo desenha num verdadeiro mosaico geológico-geomorfológico decorrentes das oscilações climáticas e esforços tectônicos que ocorreram na região ao longo do tempo geológico. Inserido nessa paisagem, encontra-se Rorainópolis, um município ao sul do estado de Roraima, extremo Norte do Brasil. Nos arredores desse município, verifica-se a ocorrência de relevos residuais moldados no granito que se destacam nas extensas áreas aplainadas. Essas feições graníticas exibem formas e tamanhos variados, com destaque para feições do tipo boulders, nubbins e caos de blocos, onde se desenvolvem, ainda, feições menores do tipo karren/caneluras, bacias de dissolução, tafonis, flared slop e split rock, em função da exposição às ações de intemperismo químico e físico. Esta pesquisa tem por objetivo, realizar o mapeamento das feições moldadas no granito, nos arredores da sede do município de Rorainópolis, sul do estado de Roraima. Neste sentido, esta pesquisa foi fundamentada em levantamentos bibliográficos e reflexões acerca dos conceitos de paisagem, relevo e feições de relevo do tipo boulders, procurando relacioná-los à escala regional e local. Os procedimentos metodológicos tiveram por base, o levantamento cartográfico, o qual possibilitou a aquisição de imagens de sensoriamento remoto, além de dados cartográficos da área de estudo. As atividades de campo possibilitaram a obtenção de imagens fotográficas, com a utilização de drone, a aferição das medidas morfométricas das feições graníticas bem como inferir a localização pontual dessas feições, o que possibilitou a confecção dos mapas temáticos. Observa-se que a paisagem local apresenta uma série de micro feições associadas ao ambiente granítico, tais como boulders, nubbins e caos de blocos, sendo que as feições do tipo boulders são as mais comuns. Essas formas de relevo, também denominadas como relevos saprolíticos são provenientes de um manto de alteração, o qual apresenta uma fase pedogenética quando são formados e uma outra fase morfogenética, quando ocorre a remoção e exumação do corpo granítico. Após sua exumação, as feições graníticas são expostas ao intemperismo quimico e físico, desenvolvendo diversas micro formas. Na área estudada, as micro formas associadas ao granito mais comumente encontradas são as Karren/Caneluras, Bacias de Dissolução e Split Rock e em menor quantidade, foram identificados outros tipos de micro formas, tais como Tafonis, Marmitas e Flared Slopes. Essas micro formas contribuem para a destruição completa dos blocos, até se tornarem imperceptíveis na paisagem, demonstrando, desta forma os diversos estágios de evolução da paisagem granítica em Rorainópolis-RR. Assim, este trabalho de pesquisa pretende servir como subsídio a estudos mais detalhados sobre a geomorfologia no estado de Roraima, sobretudo às feições geomorfológicas do tipo boulders evidenciadas no entorno da sede do município de Rorainópolis.

Externo à Instituição - JOSÉ FALCÃO SOBRINHO
Externo ao Programa - 1151536 - FRANZMILLER ALMEIDA NASCIMENTO