O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FRONTEIRA BRASIL/VENEZUELA: UM ESTUDO NO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO CICERO VIEIRA NETO EM PACARAIMA-RR
Ensino de Geografia, Ensino na Fronteira, Percepção
As relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela, junto com as políticas territoriais, foram estabelecidas desde o ano de 1843, ocasionando uma série de acontecimentos nas esferas econômicas, política e social entre as duas cidades, Santa Helena de Uairen no Estado de Bolívar e Pacaraima no Estado de Roraima. Em razão da localização e acesso entre os dois países, não poderia ser diferente a dinâmica da migração entre as cidades, onde possuem apenas 16,5km de distância uma da outra. A partir da segunda década do século XXI, que se incrementou o processo migratório dos venezuelanos, e essa aceleração da dinâmica migratória se fez mais perceptível em 2013, a partir das condições de vida na Venezuela após a morte do ex-presidente Hugo Chávez. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo geral, investigar o processo de ensino-aprendizagem de Geografia na fronteira Brasil/Venezuela destacando o Colégio Estadual Militarizado Cicero Vieira Neto em Pacaraima-RR Para a fundamentação e análise dos resultados sobre o ensino de Geografia, na presente pesquisa, destacam-se na pesquisa bibliográfica os estudos e discussões teóricas de importantes autores que se preocupam em compreender os processos educacionais e geográficos dentro e fora de sala de aula. A pesquisa quanto à abordagem é classificada como qualitativa, em que os procedimentos para a coleta e interpretação de dados serão resultantes da combinação de dados qualitativos e quantitativos, oriundos da aplicação de questionário e entrevistas em campo.