PPGGEO PROG. DE POS-GRAD. EM GEOGRAFIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA CAROLINE DOS SANTOS NUNES

DISCENTE : ANA CAROLINE DOS SANTOS NUNES
DATA : 28/08/2023
LOCAL: PRESENCIAL na sala de aula 1 do PPG-GEO; REMOTO para membros da banca externos a Roraima

MAPEAMENTO MORFOESTRUTURAL E FAVORABILIDADE EXPLORATÓRIA DE AQUÍFEROS FRATURADOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAUAMÉ – RR

Geomorfologia; Hidrogeologia, Hidrogeografia; Recursos Hídricos, Roraima.

Na Bacia Hidrográfica do Rio Cauamé (BHRC) concentra a maior parcela populacional do estado de Roraima, com importantes atividades industriais e agropastoris que progressivamente tem demandado o uso cada vez mais intenso dos recursos hídricos e a explotação das reservas hidrogeológicas. Diante deste cenário, encontra-se a necessidade de buscar novas fontes de reservatórios subterrâneos, visto que há uma exploração intensa do aquífero granular existente. Assim, o tema desta pesquisa foi o entendimento da favorabilidade exploratória dos aquíferos do tipo fraturado da bacia com técnicas de Sensoriamento remoto e análise geoespacial, ferramentas que tem sido utilizada no Brasil em diversos trabalhos que buscam a avaliação e correlação de feições morfoestruturais com áreas com potencial exploratório hidrogeológico. Para tanto, o objetivo deste estudo foi a análise morfoestrutural da paisagem para o reconhecimento de possíveis áreas de favorabilidade exploratória em aquíferos subterrâneos em zona fraturadas na Bacia Hidrográfica do Rio Cauamé, a partir de aplicações de técnicas foto interpretativas em imagens de sensores remotos, estudos geomorfológicos e utilização de metadados hidrogeológicos, disponíveis em sites de domínio público, combinado com trabalhos de campo. Os resultados possibilitaram concluir a existência de relação morfológica entre as superfícies topográficas e potenciométricas. A relação entre formas de relevo e sistemas aquíferos presentes na BHRC, é que o Domínio Granular está predominantemente associado às Planícies e Terraços Fluviais (Aptf) e Planos de Gênese Indiferenciados (Pi), enquanto o Domínio Fraturado está associado aos dissecados convexo (Dc) e Aguçado (Da), enquanto que Dissecado Tabular (Dt) apresentou-se ora associado ao Domínio Granular, ora ao Domínio Fraturado. O mapa de favorabilidade hidrogeológica identificou duas classes de favorabilidade, Mediana e Alta a Muito Alta, em que a primeira perfaz quase 99% da área da BHRC e está representada por todas as formas de relevo, à exceção da Aptf, que caiu na classe Alta a muito alta e que ocorre ao longo da calha principal do rio Cauamé, sendo que sua descontinuidade é devida à presença de rochas da Formação Apoteri. Os resultados ainda sugerem que a condição real do aquífero presente na parte oeste pode ser deixada de lado por dados insuficientes de poços. Dada a relevância para de informações detalhadas das características do reservatório para implantação de políticas adequadas à gestão do manancial subterrâneo, implica que estudos hidrogeológicos e geofísicos adicionais são necessários para confirmar a presença e extensão destes e avaliar sua viabilidade para exploração de água subterrânea. Espera-se que os resultados deste estudo contribuíam para uma gestão sustentável destes recursos hídricos na região.

Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO SCHEIBE - UFSC
Presidente - 1112569 - FABIO LUIZ WANKLER