PPGGEO PROG. DE POS-GRAD. EM GEOGRAFIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANE KETHELEN DOS SANTOS ABREU

DISCENTE : RAYANE KETHELEN DOS SANTOS ABREU
DATA : 31/10/2023
LOCAL: PRESENCIAL na sala de aula 1 do PPG-GEO; REMOTO para membros da banca externos a Roraima

Aprendendo significativamente com uso de cordéis sobre o lugar na educação geográfica roraimense

Aprendizagem significativa. Conceito de Lugar. Linguagem de Cordel. Ensino de Geografia. Propostas metodológicas

A Aprendizagem Significativa é de suma importância para o envolvimento de estudantes com os conteúdos ministrados em sala de aulas, além de estimular o entendimento profundo dos conceitos abordados. Com isso, pensamos também em como complementar esse aprendizado com estratégias pedagógicas, então o uso da literatura de cordel torna-se uma ferramenta rica e criativa para facilitar o processo de aprendizagem, principalmente quando se trata do entendimento do conceito de Lugar. A relação entre Geografia e Literatura não apenas é viável, mas também crucial, pois por meio da sensibilidade, ela tem a capacidade de fomentar percepções e aprendizados que a linguagem científica, por muitas das vezes, não consegue atingir. Isso enriquece a compreensão dos fenômenos que ocorrem no espaço geográfico. A literatura de cordel é uma forma de poesia popular originada na Região Nordeste, incorpora em sua poética, na organização de seus textos e nas temáticas que aborda, um contexto geográfico que pode auxiliar os alunos na apreensão das características espaciais. Essa riqueza de pensamento geográfico presente no gênero é notável. Por isso, essa pesquisa busca possibilitar e amplificar o construto do conceito de Lugar a partir de uma aprendizagem significativa com uso da Linguagem de Cordel nas aulas de Geografia do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental Anos Finais de cinco Escolas Estaduais Públicas da cidade de Boa Vista.-RR E ainda fazer um levantamento bibliográfico e documental sobre a Produção do Conhecimento em Teses e Dissertações nos Programas de Pós-Graduação em Geografia do Brasil que articulem e reflitam a relação da Aprendizagem Significativa com a construção do conceito de Lugar, bem como a possível utilização de cordel no construto de conceitos geográficos, além de refletir sobre as propostas metodológicas utilizadas pelos professores de Geografia das cinco instituições de ensino público estadual na cidade de Boa Vista no Estado de Roraima.

Externa à Instituição - BARTIRA ARAÚJO DA SILVA VIANA - UFPI
Presidente - 1057695 - DAVID DE ABREU ALVES