PPGGEO PROG. DE POS-GRAD. EM GEOGRAFIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: WARLEY SILVA DE ARAÚJO

DISCENTE : WARLEY SILVA DE ARAÚJO
DATA : 27/11/2023
LOCAL: Híbrida - meet.google.com/yop-naef-qsd

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS EM BOA VISTA-RR

Envelhecimento, políticas públicas, Roraima, cidade saudável

O Brasil está em um processo constante e acelerado de envelhecimento populacional. Em graus diferentes, as capitais brasileiras experimentam o mesmo processo. Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que até 2060 que o número de pessoas idosas (maiores de 60 anos) chegue a 25,5% da população brasileira. O aumento da expectativa de vida representa uma importante conquista social e é resultado, dentre outros fatores, das determinantes sociais, da melhoria das condições de vida, entre elas a “ampliação do acesso a serviços médicos. Dessa forma, a compreensão das dinâmicas, desafios e oportunidades associados à presença de pessoas idosas nas cidades é fundamental para orientar políticas públicas e ações que garantam um envelhecimento digno e de qualidade para essa parcela da população, considerando que o envelhecimento populacional, caracterizado pelo aumento da proporção de pessoas idosas na sociedade, tem impactos profundos em diversas áreas da vida econômica, social e política. Assim, esta pesquisa busca analisar o processo de envelhecimento da população de Boa Vista-RR, examinando as projeções demográficas, com a contextualização do envelhecimento na sociedade contemporânea, na perspectiva de identificar as políticas públicas voltadas para a população idosa implantadas no município. Esta pesquisa, quanto à abordagem metodológica, configura-se como quantitativa e qualitativa (mista). O recorte temporal para dados e projeções compreenderão o período entre 2000 e 2022, e projeções populacionais para 2060, considerando a disponibilidade dos dados pelos Censos populacionais (IBGE); do Ministério da Saúde (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – Datasus) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Espera-se contribuir para um entendimento mais profundo dessa realidade e fornecer embasamento para orientar políticas públicas e iniciativas que promovam um envelhecimento saudável e digno para as pessoas idosas, contribuindo para a promoção de cidades inclusivas e justas.

Externo à Instituição - WILSON FUSCO
Interna - 2210030 - ELISANGELA GONÇALVES LACERDA