PPGGEO PROG. DE POS-GRAD. EM GEOGRAFIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BRUNO SOBRAL BARROZO

DISCENTE : BRUNO SOBRAL BARROZO
DATA : 25/01/2024
LOCAL: Boa Vista, RR

AS PRÁTICAS CURRICULARES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA FRONTEIRA BRASIL/VENEZUELA: UM ESTUDO NO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO CICERO VIEIRA NETO EM PACARAIMA - RR

Práticas Curriculares, Fronteira, Território, Ensino de Geografia, Roraima

As práticas curriculares dos Professores de Geografia da Educação Básica no Brasil possuem várias nuances, sobretudo quando articulado as práticas nas escolas em contexto de fronteira. O Brasil faz fronteira com 10 países na América do Sul, sendo que na Região Norte estão presentes 07 fronteiras internacionais, ou seja, mais da metade. A diversidade cultural e geográfica dos territórios de fronteira da Região Norte, tornam-se aspectos importantes acerca da identidade brasileira e da educação geográfica enquanto um elo entre duas ou mais nacionalidades. Como problemática da pesquisa, buscou-se entender a seguinte questão: “em que medida a construção do conceito de território nas práticas curriculares dos professores de Geografia do CEM XVI Cicero Vieira Neto auxilia a pensar as questões de fronteira Brasil/Venezuela?”. No foco dessa dissertação, temos por objetivo analisar as práticas curriculares dos professores de Geografia sob o conceito de território no Ensino Médio no Colégio Estadual Militarizado Cicero Vieira Neto em Pacaraima/RR. Desse modo, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa de análise, onde pode-se concluir que nas práticas curriculares dos professores de Geografia do Ensino Médio do CEM XVI não existe mobilização quanto as questões de fronteira Brasil/Venezuela. Quanto aos planos de ensino dos professores de Geografia do Ensino Médio, estes não possuem nenhuma articulação quanto as especificidades da fronteira, necessitando dialogar junto aos professores a Secretaria Estadual de Educação e Desporto de Roraima – SEED para uma maior mobilização quanto ao uso do Documento Curricular de Roraima – DCRR vinculado as especificidades da fronteira, sobretudo atrelado a Geografia Escolar.

Presidente - 2859548 - ARTUR ROSA FILHO
Interno - 1057695 - DAVID DE ABREU ALVES