INFÂNCIA E FAMÍLIA: A CONVIVÊNCIA E O VÍNCULO COMO INSTRUMENTO PARA PREVENÇÃO DE RISCOS SOCIAIS
Infância; Família; Convivência e Vínculos; Riscos Sociais.
Esta Dissertação realizada no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, da Universidade Federal de Roraima, está vinculada à linha de pesquisa 02, que trata sobre ‘Interculturalidade e processos sociais na Amazônia’. O estudo aqui apresentado é interdisciplinar e tem como temática central a convivência e os vínculos na vida de crianças e famílias, apresentando ainda um recorte migratório. O trabalho apresenta uma análise da atuação da Fundação Fé e Alegria com crianças e suas famílias em Boa Vista-Roraima, a partir da experiência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) como instrumento de prevenção de riscos sociais. Aborda aspectos sócio-históricos das categorias infância e família como forma de compreender a ideia e o sentimento dessas instituições o longo do tempo até a contemporaneidade apontando como a oncepção das categorias convivência e vínculo são incorporadas junto às mesmas nos estudos e ações com esses grupos. Elucida acerca da proteção social no Brasil para grupos vulneráveis apresentando o uso da afetividade como ferramenta da Política de Assistência social o trato com a infância e as famílias através de programas como o SCFV. Apresenta a materialidade de um SCFV através da análise do projeto ofertado pela Fundação Fé e Alegria em Boa Vista-RR para crianças e famílias migrantes e evidencia como o projeto contribui para prevenção de riscos sociais vividos pelo grupo atendido. Fundamentada em uma perspectiva histórico-crítica essa pesquisa é de caráter qualitativo, com estudo bibliográfico e de campo. A pesquisa bibliográfica trouxe a conceituação das categorias infância, família, convivência e vínculos em perspectivas históricas e teóricas e a partir dos campos da história, sociologia, direito e psicologia. Apontou-se que a infância e a família são construções sociais e que a implementação do uso da afetividade a partir da convivência e dos ínculos foi um marco acadêmico-científico que reformulou a forma de pensar e agir com esses grupos. A pesquisa de campo orientada por meio de observação assistemática e entrevistas semiestruturadas apontou que a instrumentalização da convivência e dos vínculos com crianças promove autonomia, construção de identidade, noções de coletividade e pertencimento, e contribui com as famílias para o exercício da cidadania. Esses elementos foram cruciais para a realização da pesquisa e sistematização do estudo aqui apresentando, e contribuíram para a compreensão da convivência e dos vínculos como instrumento para prevenção de riscos sociais.