PRONAT - MESTR PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - MESTRADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA CRISTINA LIMA DA COSTA

DISCENTE: RAFAELA CRISTINA LIMA DA COSTA
DATA: 13/10/2020
LOCAL: PRONAT/UFRR

EFEITOS DA ANTROPIZAÇÃO SOBRE A DIVERSIDADE DE EPHEMEROPTERA AO LONGO DE UM RIO DE SAVANA AMAZÔNICO

Insetos aquáticos. Amazônia. Lavrado. Condições ambientais

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O grupo dos insetos possui papel relevante nos sistemas aquáticos continentais no que diz respeito a processos ecológicos. São utilizados como indicadores ambientais por serem sensíveis às transformações no ambiente, acumular substâncias e possuir diferentes hábitos de vida, garantindo a utilização dos mesmos como marcadores das condições locais. Nessa perspectiva, a presente pesquisa pretende ampliar as informações sobre insetos aquáticos na Região Amazônica utilizando um grupo de insetos que são bioindicadores, no caso os Ephemeroptera, para verificar se existe relação entre a diversidade destes insetos e as condições ambientais do local de estudo. No estado de Roraima encontra se a maior área de savana da Amazônia brasileira e junto dela o Rio Cauamé que está situado na porção nordeste do estado e exerce influência econômica como recurso natural. Com sua montante no município de Alto Alegre, região de intenso agronegócio e jusante próximo a Boa Vista, capital de Roraima, o rio encontra-se vulnerável a impactos como, o uso e cobertura do solo próximo as margens, descarte de efluentes e outras alterações ambientais que afetam o sistema fluvial e desequilibram a fauna aquática de insetos. A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender os efeitos da ação antrópica sobre o padrão da diversidade da fauna de Ephemeroptera no Rio Cauamé. Para alcançar esse objetivo serão realizadas investigações a cerca da variação da diversidade de Ephemeroptera em relação à distância da nascente/foz e diferença da diversidade entre as margens direita e esquerda ao longo do curso do Rio Cauamé. Serão realizadas coletas passivas em 16 locais distribuídos ao longo do curso do rio utilizando uma armadilha luminosa para cada margem (n = 32). Para compor as variáveis ambientais locais será aplicado um protocolo de Integridade Física Ambiental (IFA) que avalia as condições físicas do ambiente para constatar o grau de integridade de preservação e também serão medidos oxigênio dissolvido, temperatura, pH e condutividade da água em cada local de coleta. Essa pesquisa propõe promover o avanço dos estudos ambientais na Amazônia Ocidental, estimulando a compreensão do funcionamento da biodiversidade de Ephemeroptera em um rio de savana amazônica. Os resultados desta pesquisa também irão fornecer informações ambientais relevantes que poderão auxiliar na criação de estratégias para preservação dos ambientes aquáticos do estado de Roraima.

Externo ao Programa - 2216057 - BIANCA MAIRA DE PAIVA OTTONI BOLDRINI
Interno - 2026812 - MARCOS JOSE SALGADO VITAL
Externo ao Programa - 1109712 - VANIA GRACIELE LEZAN KOWALCZUK
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 09:10