PRONAT - MESTR PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - MESTRADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: POLLYANA FONTINELLE VILELA DE JESUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLLYANA FONTINELLE VILELA DE JESUS
DATA: 30/11/2020
HORA: 08:00
LOCAL: PRONAT/UFRR - VIA REMOTA
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO E ALTERAÇÕES FÍSICO-QUÍMICA DOS SOLOS PELO EFEITO DO USO E OCUPAÇÃO NA ETNORREGIÃO DO ALTO SÃO MARCOS, RORAIMA


PALAVRAS-CHAVES:

Alterações Físico-Químicas. Etnorregião do Alto São Marcos. Manejo dos Solos. Terra Indígena São Marcos. Uso e Ocupação.


PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A presente pesquisa aborda a temática do uso e ocupação das terras indígenas refletindo sobre as atividades produtivas na etnorregião Terra Indígena São Marcos no estado de Roraima. Dessa forma, a pesquisa busca mostrar que as práticas que fomentaram o uso e ocupação dentro da Terra Indígena São Marcos influenciam nas alterações físico-químicas dos solos da comunidade. Nesse contexto, para o levantamento dos dados da pesquisa, o estudo tem como objetivo analisar as alterações do solo no uso e ocupação da Terra Indígena porção do Alto São Marcos, contextualizando o histórico e espacialmente o uso e ocupação, identificando as propriedades físico-químicas dos solos das áreas sob o uso e manejo, comparadas com florestas adjacentes e analisar as mudanças na paisagem da etnorregião. Para o estudo da etnorregião do Alto São Marcos foram delimitados por imagens de satélites 8 pontos pretendidos, ao longo da BR-174 sentido Venezuela, com objetivo de realizar coletas de solo em áreas de roças e florestadas, comparando os impactos sofridos nas características físico-químicas, devido à realização das atividades socioeconômicas manejo do solo. Para avaliar as variáveis químicas e físicas, de diferentes classes de solo, aplica-se a sumarização das variáveis de solo usando a Análise de Componentes Principais (PCA), com o objetivo de reduzir a dimensionalidade para uma representação mais compacta para ordenação das informações mais relevantes. Sendo assim, é importante ressaltar que os dados obtidos com essa pesquisa, que será realizada por uma instituição de ensino federal de renome, sob orientação de profissionais especializados na área, darão respaldo legal e científico para que os líderes e as comunidades possam fazer uso das informações e aplicá-las como benefícios. Dessa forma, a pesquisa busca mostra que a etnorregião do Alto São Marcos apresenta um solo com sérios comprometimentos para a produção agrícola. Todavia, o mesmo é bastante utilizado com roças e pequenas pastagens plantadas e nativas. Devido suas características limitantes e fragilidades, o aproveitamento apropriado para os solos mais rasos e pedregosos é recomendado uso com sistemas de agricultura familiar, com uso de manejo e conservação, isso evitará perdas por erosão e a proteção das nascentes nele encontradas. Sendo assim, para o melhoramento do seu uso e ocupação torna-se necessário um manejo agrícola que depende de uma avaliação dos problemas e do estudo de soluções, para a racionalização do uso destas áreas, onde se pode adotar práticas diversificadas de manejo do solo e a identificação das áreas com maior ou menor aptidão agrícola, trazendo melhoria na qualidade de vida para as comunidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1026625 - JOSE FRUTUOSO DO VALE JUNIOR
Externo ao Programa - 406.758.152-15 - MARCIA TEIXEIRA FALCAO - UFPA
Interno - 1743302 - MARIA BARBARA DE MAGALHAES BETHONICO
Notícia cadastrada em: 17/11/2020 15:11
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3