PRONAT - MESTR PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - MESTRADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCILENE ROSA MENDES

DISCENTE: MARCILENE ROSA MENDES
DATA: 25/06/2021
LOCAL: PRONAT/UFRR - VIA REMOTO (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A RELAÇÃO PRÁXIS E POLÍTICO EDUCACIONAL NO PROJETO DE ASSENTAMENTO NOVA AMAZÔNIA, BOA VISTA, RORAIMA

Resíduos Sólidos; Ciências Ambientais; Roraima.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Embora seja notória a importância da Educação Ambiental ao planeta, as instituições escolares a desenvolvem de forma naturalista, limitado ao desenvolvimento de atividades voltadas à vivência na e com a natureza, o que pode levar os indivíduos à falta de preocupação com as consequências de suas ações. Desta forma, o presente projeto terá como objetivo caracterizar os projetos político-pedagógicos das escolas do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na perspectiva de compreender se há relação entre a educação ambiental e a mitigação da degradação ambiental dos resíduos sólidos. A metodologia será fundamentada em um estudo de caso tendo como objeto de estudo gestores, professores e estudantes das escolas públicas do Pólo 1 do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, bem como os pais dos estudantes, sendo uma turma de cada segmento. Para isso, será caracterizado o Projeto Pedagógico das escolas do Assentamento, seguido da identificação dos processos de descarte dos resíduos sólidos nos sítios do Polo 1 e, por fim, será demonstrada a existência da relação entre a Educação Ambiental e o descarte de resíduos sólidos. Os dados coletados no campo, de caráter quantitativo e qualitativos serão apresentados em forma de texto e quadros comparativos, de acordo com a categoria de análise adotada, por meio de análise de dados empíricos. Espera-se com isso, observar e comprovar que a Educação Ambiental, pode ser um instrumento fundamental na mudança das condutas humanas. Caso comprove essa assertiva, será possível replicar a experiência para outras unidades escolares.

Externo ao Programa - 2467127 - EMERSON CLAYTON ARANTES
Externo à Instituição - JOLEMIA CRISTINA NASCIMENTO DAS CHAGAS - UEA