PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS TURÍSTICOS NO MONTE RORAIMA
Percepção ambiental. Turismo. Tomada de decisão. Impactos.
A percepção ambiental depende de cada um, já que cada pessoa percebe conforme suas interações, sua cosmovisão, e reage de forma única, converte-se isso, como uma das principais dificuldades para a proteção de ambientes naturais, baseados na existência de diferenças nas percepções dos valores e da importância dos mesmos entre os indivíduos de culturas diferentes ou de grupos socioeconômicos. Nessa perspectiva, uma das dificuldades para a proteção dos ambientes naturais está na existência de diferenças nas percepções dos valores e da importância dos mesmos entre os indivíduos. Sabendo-se, então, da importância da percepção ambiental na tomada de decisões, bem como na formulação de estratégias e ações para a exploração de um bem natural e de interesse coletivo este trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos prestadores de serviços turísticos que atuam no Monte Roraima. Para se avaliar de forma quantitativa o grau de cada dimensão da percepção ambiental, Sales (2012) incluiu no modelo uma escala de valores desenvolvida contendo quinze itens (um a menos que o modelo original), dispostos e organizados de maneira didática. Para a avaliação da percepção ambiental dos prestadores de serviços serão utilizados os itens da escala de valores ecocêntricos e antropocêntricos de Thompson e Barton (1994). Os autores propuseram neste método avaliativo fundamentados na ideia de que a percepção de uma população pode ser avaliada pelas atitudes desta em relação ao meio onde vive, denominadas dimensões. Neste estudo serão trabalhadas três dimensões básicas: 1. dimensão “antropocêntrica”, que corresponde a atitudes que refletem a visão exploratória do homem em relação á natureza; 2. dimensão “indiferença ou apatia”, que reflete atitudes que demonstram não haver por parte do indivíduo, interesse na questão ambiental; e 3. dimensão “ecocêntrica” que revela uma visão comprometida com a qualidade ambiental, (M1, M2 e M3), que correspondem à média dos escores (valores) dos seus cinco indicadores. Estas médias poderão apresentar valores altos e baixos (entre os intervalos de 1 a 5) e isso irá definir se os indivíduos de cada grupo possuem um perfil antropocêntrico, indiferente ou ecocêntrico, em que a natureza é valorizada por si (SCHULTZ, 2002). Acredita-se que a partir da percepção dos prestadores de serviços turísticos o estudo proposto fornecerá informações que possam auxiliar na gestão do turismo no Monte Roraima. A pesquisa poderá trazer dados que auxiliem em uma maior valorização desse ramo de atividade econômica, sinalizando as dificuldades desde a comercialização dos pacotes até o retorno dos turistas do Monte, caracterizando todos os procedimentos considerados positivos dentro da cadeia turística, que possa ser replicado para outros destinos.