PRONAT - MESTR PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - MESTRADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCILENE ROSA MENDES

DISCENTE : MARCILENE ROSA MENDES
DATA : 01/12/2022
LOCAL: Presencial - Auditório do PRONAT/UFRR

PROJETO PEDAGÓGICOS E A PRÁXIS DAS ESCOLAS DO CAMPO NO PROJETO DE ASSENTAMENTO NOVA AMAZÔNIA, BOA VISTA, RORAIMA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Escolas rurais. Interdisciplinaridade. Plano Pedagógico. Resíduos sólidos.

Embora seja notória a importância da Educação Ambiental ao planeta, as instituições escolares a desenvolvem de forma naturalista, limitado ao desenvolvimento de atividades voltadas à vivência na e com a natureza, o que pode levar os indivíduos à falta de preocupação com as consequências de suas ações. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi caracterizar os projetos pedagógicos das escolas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na perspectiva de compreender se há relação entre a educação ambiental e a mitigação da degradação ambiental pelos resíduos sólidos. A abordagem teórica constou na teoria da complexidade. A metodologia foi fundamentada no estudo de caso, os/as participantes foram gestores/as e professores/as das escolas públicas do Polo 1 no período de agosto de 2021 a agosto de 2022. A abordagem qualitativa refletiu a análises dos dados coletados. Os resultados comprovaram que os projetos pedagógicos não contemplam a Educação Ambiental de forma efetiva, sendo trabalhada pontualmente e sem planejamento interdisciplinar. Além disso, considerando que não há coleta de lixo no Polo 1, as atividades que visam auxiliar os estudantes e familiares acerca dos danos causados pelo descarte irregular, constatou-se que não são objeto de atividades pedagógicas nas escolas. Alerta-se que a Educação Ambiental representa um indicador de sustentabilidade, portanto um instrumento fundamental na mudança das condutas humanas.

Interna - 1633807 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO
Externo à Instituição - JURANDIR MOURA DUTRA - UFAM