PRONAT - MESTR PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - MESTRADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME GONZAGA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME GONZAGA DE ANDRADE
DATA : 03/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PRONAT
TÍTULO:

GEODIVERSIDADE DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BAIXO CURSO DOS RIOS URUCÁ E UIRAMUTÃ, RR


PALAVRAS-CHAVES:

Bacias Hidrográfocas, Urucá, Uiramutã, Roraima, Geoturismo, Geoconservação.


PÁGINAS: 49
RESUMO:

O município do Uiramutã apresenta enorme potencial científico, educacional e turístico devido aos inúmeros elementos decorrentes de sua história geológica, registradas através de seus afloramentos expostos na forma de cachoeiras e nas belezas paisagísticas esculpidas na morfologia do relevo. A atividade turística se mostra uma importante fonte de renda local, podendo ser potencializada com a compreensão da geodiversidade e do meio abiótico em conjunto com um geoturismo devidamente planejado e estruturado mediante os princípios da sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social.  

Apesar de haver estudos publicados sobre o contexto geológicogeomorfológico do Uiramutã, ainda não existem sítios inventariados na região. O conhecimento acerca dos geossítios e sítios de geodiversidade realizados por meio de estudos de inventariação, poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias de geoconservação e de geoturismo. Criando novas experiências turísticas para a sociedade com vista a reconhecer e proteger o patrimônio geológico, beneficiar as comunidades locais e incentivar operações turísticas comercialmente bem-sucedidas e ambientalmente corretas. 

As bacias hidrográficas dos rios Urucá e Uiramutã foram escolhidas para o desenvolvimento do projeto, pois estas possuem diversos atrativos científicos, educacionais, culturais e turísticos relacionados a geodiversidade, e que devido a sua proximidade com a cidade do Uiramutã, constituem os principais objetos do turismo local e regional.  O desenvolvimento de estudos nestas bacias hidrográficas é interessante, pois seus elementos geológico-geomorfológicos registram as transformações que ocorreram durante o tempo geológico, e que formou a paisagem física na forma dos cursos hídricos, cachoeiras e formas de relevo. Por se tratar de uma área próxima à Terra Indígena, historicamente os elementos da geodiversidade relacionados as bacias hidrográficas possuem fortes significados culturais que enriquecem o saber local e que podem ser perpassadas para a sociedade.  

Este projeto visa inventariar e quantificar possíveis geossítios e sítios de geodiversidade da região do Uiramutã, visando contribuir para a construção do saber ambiental local, afim de estimular o diálogo e formação de um pensamento crítico da sociedade sobre o uso do meio abiótico, com intuito de incentivar a promoção do geoturismo e da geoconservação por meio da sociedade. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTÔNIO JOSÉ TEIXEIRA GUERRA
Interna - 6387952 - ARLENE OLIVEIRA SOUZA
Presidente - 1112569 - FABIO LUIZ WANKLER
Interna - 1633807 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO
Notícia cadastrada em: 03/05/2023 10:20
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server4.jboss4