TURISMO RESPONSÁVEL NA SERRA GRANDE – CANTÁ/RR: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE GESTÃO COMPARTILHADA
Turismo de Natureza. Stakeholders. Turismo Responsável. Gestão compartilhada. Serra Grande.
A atividade turística passou bastante a utilizar ambientes naturais para a prática de lazer e aventuras. Entretanto, utilizar a natureza para a prática do turismo é um tanto preocupante, sendo necessário que se tenham cuidados e preocupações com os impactos que essa prática pode trazer para o meio ambiente e a comunidade do entorno. Neste contexto surge o turismo responsável que veio trazer respostas aos desafios da sustentabilidade. No entanto, para o turismo responsável se efetivar, é necessário adotar uma abordagem de gestão compartilha, envolvendo a participação de todos os interessados. O presente estudo buscou identificar os desafios para a construção de um projeto de gestão compartilhada do turismo responsável na Serra Grande – Cantá/RR, na ótica dos stakeholders. Para alcançar esse objetivo, tem-se como objetivos específicos: Investigar a percepção dos visitantes frente à experiência turística vivenciada na Serra Grande; esquematizar um panorama situacional da atividade turística na Serra Grande, a partir da demanda e oferta turística; analisar a atuação e envolvimento dos stakeholders quanto ao processo de planejamento e gestão do turismo; e avaliar as principais ações, dificuldades e oportunidades de planejamento e gestão analisar a atuação e envolvimento dos stakeholders quanto ao processo de planejamento e gestão do turismo; e avaliar as principais ações, dificuldades e oportunidades de planejamento e gestão com vistas à realização do turismo. A Serra Grande está localizada no município do Cantá e dispõe de trilhas, cachoeiras, vista panorâmicas para os amantes da natureza. Os participantes dessa pesquisa foram os seguintes stakeholders: 90 visitantes, 85 moradores da Vila Serra Grande 1 e Vicinal Rio Branco, 10 empresários das agências de turismo de Boa Vista e do Cantá; 10 condutores da vicinal Rio Branco e do secretário da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Turismo e Esportes. Foram aplicados questionários para a comunidade de forma presencial e para os turistas de forma online através, do Googleforms. As entrevistas (semiestruturada) foram realizadas com os empresários, os condutores e com o secretário de forma presencial, e utilizou-se um aparelho celular para gravar as informações prestadas pelos participantes. As coletas de dados foram realizadas durante o mês de abril e maio de 2023. Os dados quantitativos foram sistematizados e organizados, utilizando o software Excel, o R studio para a construção dos gráficos e os dados qualitativos foram analisados pelo método da análise de conteúdo de Bardin. No presente estudo, identificou-se a insatisfação com a infraestrutura local por parte dos stakeholders, bem com a falta de segurança nas trilhas. Evidenciou-se, ainda, que não ocorre a participação dos stakeholders na gestão do turismo da localidade, assim como a ausência de atuação do poder público. Observou-se, também, que os stakeholders não exercem um papel ativo no processo de gestão do turismo local turismo e atuam de forma isolada. E quanto a atuação do poder público, ainda é incipiente, deixando a desejar. Contudo, há um grande desafio em fazer gestão compartilhada, haja vista que os stakeholders estão desconectados e não há uma sinergia entre suas ações.