PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: HSTÉFFANY PEREIRA MUNIZ

DISCENTE : HSTÉFFANY PEREIRA MUNIZ
DATA : 31/08/2021
LOCAL: NUDOCHIS

Entre idas e vindas: o projeto Cartas que entrelaçam e a proposta de uma sequência didática sobre a representação social indígena.

Ensino de História; Relações Étnico-Raciais; História Indígena

O presente projeto dedicar-se-á ao estudo da história indígena, precisamente ao ensino de história indígena na educação básica. Para tanto, lançaremos mão da atividade Entre idas e vindas: cartas que entrelaçam, desenvolvido no ano de 2017, que consistia na troca de cartas entre os alunos do sétimo ano do Centro de Educação do Serviço Social do Comércio - SESC, situada na cidade de Boa Vista/RR, e os alunos indígenas de diferentes anos da escola estadual Indígena Tuxaua Bento Louredo da Silva, localizada na Comunidade Indígena Bananal, pertencente ao município de Pacaraima (RR). A proposta foi elaborada por professoras do Centro de Educação SESC, Leidiane Leite – de Gramática e Hstéffany Muniz Araújo – professora de História e autora do presente projeto de pesquisa. Nessa direção, tal atividade contou com uma interlocução entre as disciplinas de História e Gramática, para a produção das cartas que seriam trocadas entre os estudantes envolvidos na atividade. Sendo assim, para a pesquisa em tela, pretendemos discutir e analisar, a partir das cartas trocadas, as representações sociais que os alunos da escola SESC tinham sobre os indígenas. A fim de fundamentar e direcionar essa abordagem, recorreremos a estudos teóricos e empíricos acerca das representações sociais, valendo-nos da aproximação entre a psicologia social e a História. A intenção da atividade sempre foi aproximar os alunos de culturas que não estão tão longe da realidade deles, de modo que pudessem descobrir semelhanças e diferenças entre eles e os estudantes indígenas, embora vivessem em contextos bastante distintos. A atividade, realizada em 2017, teve duração de aproximadamente seis meses. Nesse período, pudemos observar o quanto os alunos de Boa Vista, a cada carta, descobriam coisas jamais imaginadas sobre os alunos da comunidade. As informações que obtinham ao longo do tempo por intermédio das cartas iam de encontro aos estereótipos construídos durante suas vidas, os quais são reforçados pelo senso comum em diferentes espaços e pelas mídias e, consequentemente, formam suas representações sociais. Diante do exposto, o projeto Cartas que entrelaçam foi o ponto de partida para o trabalho aqui proposto. Nosso intuito com a investigação a ser desenvolvida, no âmbito do Mestrado Profissional em História da Universidade Federal de Roraima (PROFHISTORIA-UFRR), é analisar quais representações sociais os alunos participantes da atividade tiveram a oportunidade de construir acerca dos povos indígenas, a partir da participação no projeto. Tal análise contribuirá para a elaboração do produto, que consistirá numa sequência didática sobre História Indígena para o sétimo ano do Ensino Fundamental (E.F.).

Presidente - 2361009 - MONALISA PAVONNE OLIVEIRA
Interno - 3033705 - FABIO LUIZ DE ARRUDA HERRIG