PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HSTÉFFANY PEREIRA MUNIZ

DISCENTE : HSTÉFFANY PEREIRA MUNIZ
DATA : 07/10/2022
LOCAL: CCH/ On line

Ensino de História Indígena – uma proposta de sequência didática a partir do projeto escolar Entre Idas e Vindas: cartas que entrelaçam.

Ensino de História; Ensino de História Indígena. Sequência Didática. Troca de cartas.

A presente dissertação discute o ensino de História Indígena a partir do projeto escolar Entre idas e vindas: cartas que entrelaçam, desenvolvido no ano de 2017. A atividade consistia na troca de cartas entre alunos de uma escola particular na cidade de Boa Vista – Roraima e alunos de uma escola da comunidade indígena Bananal, de Pacaraima – Roraima. Partindo das cartas produzidas e de uma breve revisão de literatura, analisamos o ensino de História Indígena em Roraima, onde fizemos um levantamento dos trabalhos de conclusão de curso – TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a temática, bem como das disciplinas ministradas nos cursos de graduação em História, tomando por base as informações disponíveis na página eletrônica das universidades públicas do estado, com o intuito de verificar quais dessas pesquisas e/ou disciplinas se dedicam ao tema e quais as abordagens adotadas. Além disso, analisamos como a temática indígena é abordada no Documento Curricular de Roraima para o ensino de História. Na terceira e última parte do trabalho, discutimos o conceito de sequência didática e, tendo em vista os encaminhamentos da pesquisa didático-histórica, elaboramos, como produto dessa dissertação, um caderno de sequências didáticas voltadas para o ensino de História no 6º e 7º ano, por meio das quais se propõe uma reflexão sobre os povos indígenas, especialmente os de Roraima, como povos heterogêneos, com passado e presente.

Interna - 2720924 - ANANDA MACHADO
Externo à Instituição - DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA - UNIFAP
Presidente - 2361009 - MONALISA PAVONNE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 07/10/2022 09:19