PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RONISON DO NASCIMENTO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RONISON DO NASCIMENTO DE SOUSA
DATA : 31/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carla-34
TÍTULO:

OS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA VISÃO CRÍTICA A PARTIR DA FRANQUIA “ASSASSIN’S CREED”


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos Digitais; Ensino de História; Consciência Histórica; Recursos didáticos.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

O presente trabalho discute a relação ensino-aprendizagem abordando o uso de jogos digitais no ensino de história. A partir do uso de questionários, quantitativo e qualitativo, buscamos identificar a contribuição da utilização por parte dos sujeitos pesquisados de jogos digitais com temáticas de conteúdo do currículo escolar da disciplina de História, em especial com o uso do jogo Assassin’s Creed: Odyssey. No campo teórico, criamos uma base de diálogo entre as contribuições rüseanas sobre a Consciência Histórica e o conceito do que é virtual de Pierre Lévy. Analisamos nesta pesquisa as respostas de alunos e egressos do Ensino Básico, em Boa Vista – RR e percebemos que os sujeitos podem desenvolver aprendizagem histórica jogando videogame no dia a dia, compartilhando-a com o ambiente de vivência escolar, tendo como resultado o desenvolvimento da consciência histórica pessoal e coletiva. Por fim, elaboramos um blog, para que pesquisadores, professores, alunos e interessados no assunto, possam compartilhar ideias sobre novas metodologias, ampliando assim, o leque de saberes para o ensino de História.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1057477 - CARLA MONTEIRO DE SOUZA
Interna - 1769849 - MARCELLA ALBAINE FARIAS DA COSTA
Interna - 1026580 - MARIA LUIZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 30/10/2022 16:21
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3