OS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA VISÃO CRÍTICA A PARTIR DA FRANQUIA “ASSASSIN’S CREED”
Jogos Digitais; Ensino de História; Consciência Histórica; Recursos didáticos.
O presente trabalho discute a relação ensino-aprendizagem abordando o uso de jogos digitais no ensino de história. A partir do uso de questionários, quantitativo e qualitativo, buscamos identificar a contribuição da utilização por parte dos sujeitos pesquisados de jogos digitais com temáticas de conteúdo do currículo escolar da disciplina de História, em especial com o uso do jogo Assassin’s Creed: Odyssey. No campo teórico, criamos uma base de diálogo entre as contribuições rüseanas sobre a Consciência Histórica e o conceito do que é virtual de Pierre Lévy. Analisamos nesta pesquisa as respostas de alunos e egressos do Ensino Básico, em Boa Vista – RR e percebemos que os sujeitos podem desenvolver aprendizagem histórica jogando videogame no dia a dia, compartilhando-a com o ambiente de vivência escolar, tendo como resultado o desenvolvimento da consciência histórica pessoal e coletiva. Por fim, elaboramos um blog, para que pesquisadores, professores, alunos e interessados no assunto, possam compartilhar ideias sobre novas metodologias, ampliando assim, o leque de saberes para o ensino de História.