PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ SILVA LIMA

DISCENTE : JOSÉ SILVA LIMA
DATA : 14/12/2022

História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Livro Didático de História do 5º ano da Coleção Buriti Mais

Ensino de História; Livro didático; implementação da lei nº 10.639/2003; racismo.

Este trabalho é uma análise crítica dos livros didáticos de História do 1º ao 5º ano da coleção Buriti Mais, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e adotados pela Secretaria de Educação do Município de Iracema, Estado de Roraima. Oobjetivo da pesquisa era conhecer como o conteúdo sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana, lei nº 10.639 (BRASIL, 2003), está sendo implementado no componente curricular, história, da coleção, afim de combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial no espaço escolar. Apesar das denúncias e dos esforços dos movimentos sociais no combate ao racismo, o mito da democracia racial persiste nos conteúdos dos livros didáticos, distorcendo a percepção sobre as relações raciais no ambiente escolar. Na análise, buscamos compreender as relações raciais no país de 2003-2022, destacando trabalhos de intelectuais como Kabengele Munanga, Sílvio Almeida, Abdias Nascimento e Circe Bittencourt. As pesquisas realizadas nos ajudou a compreendermos a dimensão do já produzido com essa temática e a possibilidade de contribuir com a educação das relações étnico-raciais. Por fim, fizemos a análise dos textos e imagens dos livros de História da coleção Buriti Mais do Ensino Fundamental, anos iniciais, no quadriênio 2019-2022. Ao detectarmos fragilidades nos textos e nas imagens no cumprimento das determinações da lei nº 10.639/2003, propomos um produto educacional com 5 (cinco) planos de aula, para discutir a educação das relações étnico-raciais, com foco na história e na cultura local. Nossas análises serviram para concluir que a coleção atinge de forma superficial a questão racial, exigindo aprofundamento no debate e na qualificação dos professores para o desenvolvimento de temas tão essenciais para a transformação das relações raciais brasileiras.

Externa à Instituição - MANUELA AREIAS COSTA - UEMS
Presidente - 1323098 - MARIA EDITH ROMANO SIEMS