PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LEOPOLDO NOGUEIRA JUNIOR

DISCENTE : LEOPOLDO NOGUEIRA JUNIOR
DATA : 15/03/2023
LOCAL: Plataforma RNP

A luta dos Indígenas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e a Contribuição das Imagens no Ensino de História.

Ensino de História. Imagem. Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Classe dominante. Luta pela terra.

O presente trabalho tem como tema: A luta dos Indígenas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e a Contribuição das Imagens no Ensino de História, visa colaborar com métodos desenvolvidos por pesquisadores voltados para o estudo das imagens. As imagens são portadoras de informações e, muitas das vezes essas informações não se encontram em textos escritos. Em relação a utilização de imagens em ensino de História se apresenta de forma insipiente, principalmente, no quesito de utilizar as metodologias adequadas. Apresentamos um Caderno Temático de Atividades com imagens de indígenas e outros personagens que se envolveram na disputa pela TI RSS. As atividades que constam no Caderno Temático são dirigidas aos estudantes do nono ano do ensino fundamental II, objetivando em contribuir com a elevação da consciência histórica, bem como, combater os preconceitos, os estereótipos e a discriminação em relação aos indígenas. podendo fazer adaptações para outros anos, conforme o interesse do professor. O corte do período histórico (2003-2013) se deu por ser um período muito importante no contexto histórico do Estado de Roraima, pois ocorreu enfrentamentos entre os indígenas da TI RSS, de forma extremamente desiguais, enquanto os jagunços dos arrozeiros portavam armas de fogo e bombas, os indígenas estavam totalmente desarmados. Lembrando que Roraima é um dos entes da federação que conta com um percentual elevado de indígenas em sua população. Recorremos ao escritor Erwin Panofsky, pioneiro em desenvolver o método da descrição e interpretação de imagens, bem como, Maria Eliza Linhares Borges, Boris Kossoy, Martine Joly, entre outros autores que contribuíram com estudo sobre imagem.

Externa à Instituição - BEATRIZ DOS SANTOS LANDA - UEMS
Interna - 1057477 - CARLA MONTEIRO DE SOUZA
Presidente - 1026580 - MARIA LUIZA FERNANDES
Interna - 2361009 - MONALISA PAVONNE OLIVEIRA