O uso do podcast como recurso didático no ensino de História: perspectivas e percepções da história digital pelos professores do estado de Roraima.
Ensino de História; Podcast; Recursos didáticos digitais.
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias digitais utilizadas pelos professores para o ensino de História, com foco na utilização de podcasts em sala de aula, buscando entender a orientação teórico-metodológica aplicada por professores ao utilizar esse recurso didático e sua relevância para o ensino de História. Seu desenvolvimento, no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História, se fundamentará em um estudo em escolas públicas do estado de Roraima, visando compreender o uso do podcast, antes e depois do período em que o ensino semipresencial foi instaurado para a manutenção das aulas durante a pandemia de covid-19, entre 2018 e 2022. Analisaremos a utilização do podcast no ensino de História, sob a perspectiva de professores de História do estado, atuantes no Ensino Fundamental 2, percebendo seu papel no processo formativo e na produção do saber histórico em sala de aula a partir de atividades que utilizam Tecnologias da Informação e Comunicação, nos diferentes regimes de ensino.