PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON PORTO DOS SANTOS

DISCENTE : ANDERSON PORTO DOS SANTOS
DATA : 24/05/2023
LOCAL: meet.google.com/fhh-xmhg-nyr

A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TEA. UM ESTUDO NECESSÁRIO SOBRE A VISÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA PARA ESTUDANTES NEUROATÍPICOS

Ensino de História, Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva.

Projeto de pesquisa a ser submetido à banca de qualificação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, PROFHISTÓRIA/ UFRR, sendo a base inicial para a pesquisa “A inclusão escolar de estudantes com TEA. Um estudo necessário sobre a visão de professores de História para estudantes neuroatípicos” que culminará com a dissertação a respeito da temática. Ele parte da inquietação a respeito do tema inclusão de alunos com algum tipo de deficiência, surge da necessidade de quebrar a invisibilidade que os alunos autistas continuam tendo em sala de aula. Em meus 15 anos de docência em história, em muitos momentos me deparei com alunos que estão inclusos na perspectiva do TEA (Transtorno do Espectro Autista), que muitas vezes são segregados, abandonados em sala ou fora dela, sem que se coloque em prática, de fato, a ideia da inclusão, da socialização, de modo a quebrar com o velho paradigmas capacitistas, que de maneira estrutural, permeiam as mentes das pessoas, principalmente dos educadores, profissionais estes que não poderiam cair nessa verdadeira cilada pedagógica. Nossa ideia com este trabalho é entender os dilemas pedagógicos enfrentados pelos professores de História do ensino fundamental II e ensino médio no processo de inclusão de estudantes autistas em turmas regulares de escolas públicas de Boa Vista, RR. Compreendendo se tratar de uma vertente complexa, nosso objetivo geral é analisar a percepção pedagógica que os professores de História têm quanto ao processo de inclusão de estudantes autistas em turmas regulares identificando possíveis caminhos para a inserção e encaminhamento de melhores abordagens de trabalho didáticas e metodológicas para esse público. Como objetivos específicos, 1- Identificar os desafios pedagógicos e a atuação dos professores de História em relação aos estudantes autistas; 2- Buscar referências que abordem visões didáticas e metodológicas a serem aplicadas no ensino de História com estudantes dentro do TEA; 3- Entender a relevância atribuída ao ensino de História dentro do processo de construção da formação cidadã dos alunos com TEA. No aspecto metodológico, nossa pesquisa terá duas frentes. No primeiro momento, realizaremos a pesquisa bibliográfica com levantamento aprofundado sobre a temática ensino de História para alunos autistas, dando ênfase aos conceitos norteadores “ensino de história, educação inclusiva, transtorno do espectro autista – TEA, Cidadania.” No segundo momento, procederemos com entrevistas orais onde buscaremos dar ênfase à percepção que os professores de História têm sobre o processo de inclusão e o ensino de História para estudantes autistas através de entrevistas semi-estruturadas. De posse dos resultados da pesquisa, nossa ideia é desenvolver como produto pedagógico, uma formação para professores de História em formato de Minicurso priorizando a sensibilização, esclarecimento, abordagens e práticas positivas dentro do aspecto do ensino de História para o público autista.

Presidente - ***.638.558-** - MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA - IFRR
Interna - 1769849 - MARCELLA ALBAINE FARIAS DA COSTA
Interna - 3929872 - ALESSANDRA RUFINO SANTOS
Externa à Instituição - ELENA CAMPO FIORETTI - UERR