PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUDSON REZENDE DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUDSON REZENDE DE ARAUJO
DATA : 26/05/2023
HORA: 15:00
LOCAL: CCH
TÍTULO:

#SACASÓNESSAHISTÓRIA - As Possibilidades do Instagram para o Ensino de História


PALAVRAS-CHAVES:

Professor, Instagram, Redes Sociais e Ensino de História


PÁGINAS: 55
RESUMO:

O presente trabalho busca analisar as possibilidades do uso da plataforma do Instagram para o Ensino de História, trazendo o Professor como influenciador não só no meio digital, mas também presencial, entendo-o e apropriando-se deste Docente como Pesquisador e também como um Produtor de Conteúdo, apresentando as Tecnologias Digitais como uma possibilidade de construção do Ensino de História, mas também de valorização deste Profissional. A pesquisa vai ao encontro das necessidades e anseios da Educação na atualidade, pois diante dos meios de comunicação digitais, a sala de aula vem mudando drasticamente. Sendo o Instagram uma Rede Social com mais de 120 milhões de usuários apenas no Brasil e ainda possuindo diversas funcionalidades e possibilidades para seu uso, essa plataforma se torna um meio importante, sem excluir seus questionamentos, para o Ensino de História. Como produto deste trabalho, é apresentado uma Oficina Pedagógica feita com docentes de História da Educação Básica que cursam o Mestrado Profissional em Ensino de História pela Universidade Federal de Roraima em Boa Vista/RR em 2023. Esta Oficina Pedagógica visa apresentar de forma didática aos professores, através dos exemplos do perfil @profhudsonaraujo, várias possibilidades de uso desta Rede Social para o Ensino de História. Ao produzir conteúdo, explorar diferentes temáticas e abrir para a interação do público, podemos ir além do ambiente da sala de aula, pois o meio digital ultrapassa às quatro paredes do ambiente escolar, e ainda, sem limitação de tempo, espaço e público, expande-se o conhecimento, construindo-se junto, ainda com a orientação do docente que estará mediando a discussão.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1769849 - MARCELLA ALBAINE FARIAS DA COSTA
Interna - 1057477 - CARLA MONTEIRO DE SOUZA
Externa à Instituição - VANESSA SPINOSA - UFRN
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 10:09
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server4.jboss4