PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERIKA FABIOLA BARROS DE SOUZA OLIVEIRA DO VALLE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HERIKA FABIOLA BARROS DE SOUZA OLIVEIRA DO VALLE
DATA : 29/05/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Sala virtual pelo googlemeet
TÍTULO:

MATERIAIS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DAS OBRAS DE CRISTINO WAPICHANA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Literaturas Indígenas; Cristino Wapichana


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Ao se pensar em História e no ensino dela no contexto da Educação Básica, como é aqui o caso, têm-se uma gama de possibilidades e necessidades, inclusive tomamos emprestado a fala de Durval Muniz de Albuquerque (2019), na obra O Tecelão dos Tempos ao fazer analogia da História a um leque chinês repleto de cores e nuances. A partir dessa gama de possibilidades, a pesquisa ora pretendida é sobre o ensino de História Indígena a partir de cinco obras de Cristino Wapichana no Ensino Fundamental I, compreendido entre o 1° ao 5° ano, onde se propõe realizar o estado da arte sobre a interface ensino de História e sua relação com as literaturas indígenas. Caberá ao professor/a e/ou historiador/a, a partir das obras de Cristino Wapichana, suscitar e fazer abordagem sobre o tema que desejar. A partir de um fato histórico, de um evento, de uma reportagem, de um recorte, de um poema, de uma canção, dentre outros materiais, poderá criar suas aulas. Para tal intuito, será realizada uma revisão de literatura sobre como o ensino de História vem conseguindo contemplar a implementação da Lei 11.645/2008. E ainda, quais estratégias que a História e outras áreas do conhecimento trabalham para a implementação da referida Lei; e quais práticas exitosas de outras áreas de conhecimento poderão ser adaptadas para o ensino de História. A temática em questão está sob dois pilares: uma sobre o ensino de História Indígena a partir das obras do escritor indígena Cristino Wapichana e a outra o ensino de História na interface com outras áreas de conhecimento, o que nos leva a trabalhar na direção de construir materiais e metodologias como possibilidades de ultrapassar determinadas barreiras impostas pela estrutura costumeira dos currículos. Desta forma, corrobora com o objetivo a que se propõe esta investigação que é de elaborar material didático e metodologia de ensino de História indígena no Ensino Fundamental I, a partir da literatura de Cristino Wapichana.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOCELITO ZALLA - UFRGS
Presidente - 2720924 - ANANDA MACHADO
Externa à Instituição - JULIE STEFANE DORRICO PERES - UFRR
Interna - 1769849 - MARCELLA ALBAINE FARIAS DA COSTA
Interna - 2361009 - MONALISA PAVONNE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 10:15
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3