POSSIBILIDADES DE ENSINO ESCOLAR DE HISTÓRIAS NÃO CONTADAS DA RELAÇÃO ENTRE A DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985) E POVOS INDÍGENAS DE RORAIMA
Ensino de História, ditadura civil-militar, povos indígenas, Roraima, Lei 11.645/08.
O livro didático ainda configura na ferramenta hegemônica de apoio para o planejamento das aulas de História da Educação Básica brasileira. Com base nele, o ensino da história da ditadura civil-militar se confunde com a transmissão/reprodução do mesmo discurso ufanista dos generais que assumiram a presidência da República de 1964 a 1985 para disseminar seus “feitos” políticos e econômicos.
Transgredindo esta regra do ensino da história da ditadura, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre o regime militar e povos indígenas de Roraima a partir do material produzido pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). Esta transgressão tem como finalidade construir subsídios que possam complementar o livro de didático em suas lacunas, e até mesmo ultrapassá-lo, trazendo para mais próximo da realidade dos alunos os fatos ocorridos durante a ditadura.
A trilha deste caminho está inevitavelmente ligada ao rompimento com o silenciamento e o preconceito do Estado, da sociedade e da própria escola com a real história dos povos originários neste período, colocando sob suspeita a história oficial, bem como pondo em pauta o protagonismo dos povos indígenas valendo-se da historiografia da Nova História Indígena, numa sintonia com a Lei 11.645/08.