Tatakae! Um diálogo possível entre os animes e o ensino de História
Ensino de História, anime, sensibilidades, artefatos culturais, Segunda Guerra Mundial.
O presente estudo partiu de um gosto particular por animes japoneses, originando deste modo o projeto de pesquisa intitulado Tatakae! Um diálogo possível entre os animes e o ensino de História, onde pretendemos aprofundar e relacionar animes japoneses ao ensino de história, em específico com a história da Segunda Guerra Mundial, demonstrado que pode ocorrer interconexões com esses artefatos culturais e a aprendizagem de estudantes. Nosso objetivo não é apenas relacionar os artefatos ao conteúdo escolar, mas possibilitar sensibilidades cotidianas e contemporâneas que podem estar permeadas no tempo presente. Em nossa proposta tencionamos explorar a historicidade dos animes Hadashi no Gen - Pés descalços, Hotaru no Haka - Túmulo dos Vagalumes e kono sekai no katasumi ni - Neste canto do mundo, enquanto produtores de conhecimento histórico escolar, identificando as relações entre estes e a Segunda Guerra Mundial, onde ao final da proposta programamos o desenvolvimento de uma página no Instagram com indicações de animes para o ensino de história que possa ser utilizado como fonte de pesquisa por professores.