PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ NONATO ALVES KING E CAMPOS

DISCENTE : ANDRÉ NONATO ALVES KING E CAMPOS
DATA : 29/05/2023
LOCAL: http://meet.google.com/uto-abyv-qtd

“A música regional como fonte histórica e instrumento pedagógico no ensino de História de Roraima”,

Ensino de História; música popular regional; fonte histórica.

A pesquisa de mestrado pretende abordar o uso da música popular brasileira em sala de aula como estratégia metodológica para o ensino de História de Roraima. Para isso, a proposta de trabalho dará destaque ao estudo da música Makunaimando, interpretada por Zeca Preto e composta por Neuber Uchoa e Zeca Preto. Esta composição traz diversos elementos que fazem referência não somente à cultura, culinária, mitos, lendas e aos dizeres dos povos indígenas de Roraima, mas também à própria História do Estado, aspectos que serão estudados e sondados por alunos da Educação Básica. Nesta perspectiva, a música surge como uma importante fonte histórica a ser utilizada em sala de aula com os discentes. O uso da música como ferramenta didática em sala será de suma importância dentro do processo ensinoaprendizagem. Do ponto de vista dos objetivos da pesquisa, este estudo tem como objetivo geral apresentar possibilidades para se refletir sobre a História de Roraima através da Música Regional. Os objetivos específicos do estudo apontam para o interesse em mostrar as conexões entre o ensino de História de Roraima e a música popular brasileira, em particular a Música Popular Regional. Além disso, ressalta-se a iniciativa em trabalhar a Música Regional como potencial fonte histórica em sala de aula para as aulas sobre História de Roraima. O estudo também visa viabilizar o ensino-aprendizagem da História de Roraima a partir da música Makunaimando. A partir desses objetivos, entendemos que a música pode ser utilizada nas aulas de História como uma rica fonte histórica, por meio da qual podemos encontrar informações valiosas sobre vários assuntos, que vão desde a realidade dos alunos, críticas sociais, bem como a eventos históricos já conhecidos por todos. Portanto, é importante ressaltar que o aluno, com a sua bagagem cultural, traz para sala de aula temas do seu cotidiano, que muitas vezes podem fazer parte da aula ao provocar um dinamismo para o contexto escolar e contribuir para que alunos e professores possam juntos construir um saber escolar.

Interna - 3929872 - ALESSANDRA RUFINO SANTOS
Interna - 1057477 - CARLA MONTEIRO DE SOUZA