“EU VIM TOCAR ESSE TAMBOR, EU VIM TRAZER ESSE SABER”, AS TOADAS DE BOI-BUMBÁ DE PARINTINS: UM RECURSO DIDÁTICO PEDÁGOGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS
Ensino de História; Ensino Fundamental I; Toadas de Boi-bumbá de Parintins; Recursos didáticos.
Pensar o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Funadamental tem sido desafiador, ainda mais porque são crianças cujo mundo é precedido por meio de diversas tecnologias e, na escola, o processo de alfabetização é prioritário. As chamadas canções regionais, como as toadas da Festa Folclórica de Parintins, na cidade do Amazonas, norte do Brasil, fazem grande sucesso em dias de festa, mas observamos que não adentram os muros da escola ao longo do ano. Diante desse desafio de ensinar História para crianças em processo de alfabetização, este projeto tem como objetivo principal compreender como a música, especificamente as toadas de boi-bumbá da Festa Folclórica de Parintins/AM, pode contribuir significativamente para o processo de alfabetização histórica na séries iniciais, discutindo seu potencial como recurso didático-pedagógico. A partir de uma abordagem qualitativa, o projeto prevê a realização de entrevistas com professores formados em Pedagogia, visto que é este profissional que atua no ensino de História nas séries iniciais, um levantamento musical de duas toadas que serão analisadas de forma didática, com o desenvolvimento de sequencias didáticas envolvendo os alunos.