ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: USOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VOLTAIRE PINTO RIBEIRO, Boa Vista/ RR.
Ensino de História; História Local; História do Tempo Presente; Roraima.
As discussões e pesquisas relativas ao ensino de História no Brasil não são recentes. No entanto tem se visto um notável crescimento correspondente a esta pauta. Nela estão presentes debates acerca da formação de professores, interdisciplinaridade, abordagens teórico-metodológicas mais eficazes, utilização e tratamento de fontes, produção ou construção de um conhecimento histórico contextualizado próximo aos sujeitos que lhes traga relevância, sentido e aplicabilidade ao seu cotidiano. O tema da presente pesquisa centra-se em expor as perspectivas colaborativas da História Local nesses campos. Para tanto, lançamos mão da historiografia referente ao Ensino de História com foco nas potencialidades da História Local no âmbito escolar. Nesse sentido, articulamos os pressupostos teórico e metodológico da História Local à História do Tempo Presente visando, desse modo, e tendo como objetivos, contribuir com o universo da pesquisa no referido contexto, ajudar na construção de práticas pedagógicas que dinamizem o ensino de História e contribuam na formação do sujeito crítico. A proposta de produto educacional é uma exposição da história do bairro partindo de fontes coletadas junto à comunidade local, protagonizando esses sujeitos e conscientizando-os de sua participação na construção da história e do conhecimento histórico escolar.