PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SOUSA

DISCENTE : ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SOUSA
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Plataforma google meet - https://meet.google.com/tqa-wrgv-ifh

RACISMO E EDUCAÇÃO: Metodologias De Aprendizagem do Ensino de História Possibilidades de Implementar a Lei 10.639/03.

Ensino de História, Racismo e Formação de Professores.

Este estudo tem como objetivo discutir como se dá a relação entre Educação e Racismo na rede de educação básica de Manaus/AM, tendo como referência as políticas educacionais de formação de professores diante à lei 10.639/03. A ideia é entender como os professores de História lidam e trabalham com temas que se articulam a partir da lei na perspectiva da lei 10.639/03 diante as possíveis situações de racismo que ocorrem na escola, como eles pensam suas metodologias de ensino e os conteúdos a serem ensinados. A pesquisa será documental pois pretende estudar a legislação; será bibliográfica com base em autores que discutem educação para as relações étnico-raciais e também haverá a pesquisa de campo porque se faz necessário observar e investigar no espaço da escola como o racismo se expressa. Faremos a pesquisa de campo em duas escolas por meio da observação na sala de aula e de entrevistas com professores de história e gestores da escola. Com a análise dos dados procederemos a produção de um Plano de Ensino do Ensino de História para formação continuada de professores da rede básica.

Externa à Instituição - CRISTIANE MARIA RIBEIRO
Presidente - 1299271 - MARIANA CUNHA PEREIRA