MATERIAIS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS OBRAS DE CRISTINO WAPICHANA
Ensino de História; Literaturas Indígenas; Cristino Wapichana
Esta pesquisa teve como ponto de partida a inquietação de como poderia se utilizar cinco obras literárias de Cristino Wapichana, no ensino de História Indígena, tendo então o desafio de apresentar estratégias que incluíssem a Literatura Indígena na produção de materiais com foco no ensino de História Indígena, que pudessem ser usados e disseminados pelos/as professores/as nas turmas do Ensino Fundamental 1. Para isso, estruturamos a tessitura em cinco partes: Primeira - Memorial, onde faço uma breve apresentação pessoal sobre mim e de como a pesquisa se entrelaça com minha vida profissional; Segunda – Introdução, sintetizamos os motivos que nos levaram à pesquisa, apontando os caminhos escolhidos e os principais referenciais teóricos norteadores; Terceira – As relações Interdisciplinares entre Literatura de Cristino Wapichana e o ensino de História, onde criamos dois subtópicos: i) A Lei 11.645/08, a Interdisciplinaridade e Interculturalidade e ii) As literaturas indígenas no ensino de História; Quarta – Propostas de inserção das obras de Cristino Wapichana no ensino de História no primeiro ciclo da Educação Básica, apontando além do resumo do que se trata cada de obra e quais as temáticas que poderão ser trabalhadas em sala de aula com os estudantes e como elas estão inseridas no Documento Curricular de Roraima – DCRR; Por fim, tem a quinta e última parte da dissertação, que traz as Histórias e experiências dos professores a partir das obras de Cristino Wapichana: resultados das oficinas propositivas e da construção do produto. Como produto desenvolvemos um mural virtual (padlet) onde nele se contempla as oficinas propositivas realizadas, links com biografia e entrevistas de Cristino Wapichana concedidas a diferentes canais midiáticos, síntese das cinco obras literárias utilizadas, fotografias dos cinco momentos que a oficina propositiva está organizada e foi realizada, vídeos e as atividades propostas pelos professores participantes. Busca-se por meio intermédio desse material: a) reflexão sobre as possibilidades de relações entre a Literatura de Cristino Wapichana e o Ensino de História Indígena; b) Análise das obras de Cristino Wapichana com objetivo de inseri-las no ensino de História Indígenas; c) As narrativas dos professores participantes em relação à temática indígena a partir das obras literárias de Cristino Wapichana.