PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANDERSON PORTO DOS SANTOS

DISCENTE : ANDERSON PORTO DOS SANTOS
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Sala 06 do Núcleo de Documentação Histórica (NUDOCHIS) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TEA: UM ESTUDO NECESSÁRIO SOBRE A VISÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA PARA ESTUDANTES NEUROATÍPICOS.

Ensino de História. Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva.

A dissertação de mestrado ora apresentada, parte da inquietação a respeito do tema inclusão de estudantes Autistas e a necessidade de aumentar a visibilidade destes, por vezes tão esquecidos em sala de aula. Em meus 16 anos de docência em História, em muitos momentos me deparei com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os quais são “inclusos” em sala de aula, porém, acabam experienciando a segregação e/ou participando das práticas didático-pedagógicas. Por consequência, os professores não colocam em prática, de fato e de direito, a inclusão e a socialização, reforçando, dessa forma, velhos paradigmas capacitistas, que estruturalmente permeia as mentes das pessoas, principalmente dos educadores. A partir dessa perspectiva, nossa problematização buscou entender os dilemas pedagógicos e metodológicos enfrentados pelos professores de História que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6o ao 9o ano) e também na etapa do Ensino Médio (da 1a a 3asérie), pra isso, considera-se a ambiência da sala de aula que tem estudantes autistas inclusos. É importante destacar que a nossa hipótese a problematização apresentada, nos permite inferir que para as possíveis lacunas do processo formativo dos professores de História, seja entorno da temática da perspectiva do ensino inclusivo, ao desconsiderar as pessoas com deficiência e que necessitam de um olhar diferencia e inclusivo, seja a formação continuada tão necessária aos educadores contemporâneos. Compreendendo o tema se apresenta por uma vertente complexa. Dessa forma, nosso objetivo geral é analisar a percepção pedagógica que os professores de História têm quanto ao processo de inclusão de estudantes autistas em turmas regulares identificando possíveis caminhos para a inserção e encaminhamento de melhores abordagens no trabalho didático e metodológico para esse público, dando ênfase aos conceitos norteadores do ensino de História, da Educação Inclusiva, do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também Cidadania.

Interna - 3929872 - ALESSANDRA RUFINO SANTOS
Externa à Instituição - LANA CRISTINA BARBOSA DE MELO - IFRR