A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA: A PRODUÇÃO DE UM CADERNO DE APRENDIZAGEM DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA A DISCÊNCIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE RORAIMA.
Ensino de História; Caderno de Aprendizagem; BNCC; DCRR-EF; Discentes.
Este projeto apresenta os caminhos a serem andados para que a aprendizagem histórica da discência do 6º ano aconteça de forma crítica e significativa tendo como referência a perspectiva intercultural. Dito de outro modo a proposta é analisar os aspectos teóricos que levam a produção de um material pedagógico de ensino de História a partir da experiência de ensino de história e dos documentos pertinentes a legislação brasileira, por conseguinte a discussão que fundamenta esta proposta versa sobre três categorias de análises fundantes do tema, qual sejam: ensino de História, Aprendizagem e Interculturalidade. A Metodologia se dará por meio de pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e Documento Curricular de Roraima do Ensino Fundamental – DCRR-EF (2019), documentos que normatizam como deve proceder o ensino brasileiro e de Roraima. E do livro didático de História, para 6ª série no qual se desenvolve, elaborado à luz da BNCC, a parte global, que deve ser aprendida por toda a discência brasileira. Portanto, trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. Este projeto de pesquisa traz também, por fim, como parte da exigência do curso a proposta do que será o produto, ou seja, o esquema do que trata o caderno de aprendizagem do ensino de história para o 6ª ano do ensino fundamental da rede estadual de Roraima.