A utilização de narrativas históricas como possibilidade de ensinar os alunos a aprenderem historicamente
Ensino de história. Narrativas. Educação histórica. Eletiva
Ensinar os alunos a pensarem historicamente é um desafio para qualquer professor ou professora de história, independente do segmento em que atue na rede de educação pública. Desinteresse por algo “antigo demais”, conhecimento “inútil para a vida diária” são algumas das queixas proferidas pelos estudantes. A partir da reflexão sobre como superar esses desafios, a presente investigação científica surgiu. Buscaremos criar um componente curricular eletivo, pertencente aos itinerários formativos que compõem o currículo do novo ensino médio, que permita a aprendizagem histórica dos estudantes, discutindo os potenciais do uso de narrativas históricas, em sala de aula, como possibilidade de mobilização da consciência histórica e da atribuição de sentido para o conhecimento histórico. A metodologia a ser utilizada para costurar o alinhamento teórico, no campo da educação histórica, com a elaboração do produto educacional será a da didática reconstrutivista da história em diálogo com as discussões sobre aprendizagem histórica de jovens e adolescentes.