PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANGELA AGUIAR DE OLIVEIRA

DISCENTE : MARIANGELA AGUIAR DE OLIVEIRA
DATA : 15/04/2024
LOCAL: Sala 06 NUDOCHIS

LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA: DECOLONIALIDADE, VISIBILIDADE E POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Ensino de História; Literatura Indígena; Decolonialidade; Sequência Didática

O presente trabalho consiste numa pesquisa sobre a utilização de literaturas de autoria indígena no ensino de História cuja finalidade busca promover uma reflexão do ensino da temática indígena nos anos iniciais do Fundamental II, mais especificamente em uma turma de 6º ano de uma escola localizada na zona rural do município de Iracema/RR. A escola como espaço de formação pressupõe o contato dos alunos com as mais diversas sociedades e culturas, a qual visa construir não apenas um saber histórico, mas crítico, capaz de desconstruir, por meio de uma educação plural e democrática, estigmas e pensamentos preconceituosos construídos ao longo do tempo em relação a certas minorias sociais. Nesse sentido, acreditamos que por meio das textualidades de autoria indígena aliada a uma educação crítica e da perspectiva decolonial, obteremos, gradativamente dentro das aulas de História, uma identificação dos alunos às temáticas indígenas, a fim de minimizar os apagamentos históricos e culturais desses povos e consequentemente a imagem criada desses povos. Para tal, nos respaldamos teórico-metodologicamente em autores como Graúna (2013), Munduruku (2018, 2017), Krenak (2019), Kayapó (2023) Thiél (2016, 2006), assim como em Quijano (2005) e Mignolo (2017, 2008). Desse modo, partimos do universo literário indígena como um instrumento pedagógico que desenvolve nos alunos o interesse pela leitura, como também estabelece, na busca pela desconstrução de estigmas e preconceitos, uma visão mais abrangente e diversa em torno dos indígenas. O desenvolvimento dessa pesquisa constou-se em um levantamento e análise teórica das literaturas indígenas que auxiliasse no desenvolvimento do presente trabalho; assim como, a produção de uma sequência didática que dialoga com literatura indígena, ensino de História, currículo, ensino decolonial e a aplicabilidade da Lei 11.645/08.

Presidente - 1026580 - MARIA LUIZA FERNANDES
Interno - ***.638.558-** - MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA - IFRR