UM CANTO AFRO ECOOU: UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO.
Ensino de História; Decolonial; Representação; Livro didático e Mulher Negra.
A pesquisa objetiva analisar os conteúdos dos livros didáticos de História do Ensino Médio, a fim de averiguar quais as mudanças e permanências ocorridas sobre a representação da mulher negra no Ensino de História após a implementação da Lei 10.639/03. Para tanto partiremos da análise dos conteúdos na coleção das editoras Saraiva e Moderna proposta as turmas de 1ª e 2ª série do Ensino Médio do ano de 2020. Com a escolha epistemológica da perspectiva decolonial o estudo bibliográfico se apoiará a princípio em Walsh (2019) a fim de interpretar a crítica as estruturas da sociedade vigente quanto as relações raciais. E, também, em teóricos importantes tais como: Dimenstein, Silva, Dantas, Macedo (2020), e na discussão de Ensino de História a contribuição de: Isabel Barca (2003); Peter Lee (2016); Rüsen (2013), Schmidt (2017), entre outros. Tendo como ponto de vista de atender à exigência da organização de um produto para o curso, a proposta é criar um caderno pedagógico contendo aulas oficina. O caderno pedagógico servirá para auxiliar os professores a mostrar o protagonismo das mulheres negras na história local e nacional e assim combater o racismo estrutural dentro do território roraimense.