Para que serve a História? – Considerações sobre a relevância do ensino de História no Ensino Fundamental
Didática da História; Ensino de História; Literacia; Relevância da História; Teoria da História.
As constantes indagações por parte dos alunos, sobre o porquê estudar História e qual sua utilidade para a vida prática, nos levaram a refletir sobre a importância do ensino de História no ensino fundamental. Tal reflexão resultou em algumas questões que buscaremos responder ao longo da pesquisa. Qual a relevância do ensino de História para a vida prática dos alunos? Se tal relevância existir, o que fazer para que eles compreendam a importância da História para a vida cotidiana deles? Demonstrar como a História pode contribuir para a vida, além da acadêmica, principalmente numa sociedade altamente tecnológica como a atual, é o principal objetivo deste trabalho. Além da revisão bibliográfica, utilizaremos, como metodologia, um grupo focal realizado com alunos do 6º ano e entrevistas com professores de História que atuam nessa mesma etapa da educação básica. A contribuição tangível deste trabalho para o ensino de História consistirá na produção de um paradidático que os professores poderão utilizar em aulas com turmas do 6º ano.