PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HUDSON REZENDE DE ARAUJO

DISCENTE : HUDSON REZENDE DE ARAUJO
DATA : 19/04/2024
LOCAL: Google meet

#SACASÓNESSAHISTÓRIA - As Possibilidades do Instagram para o Ensino de História.

Professor; Instagram; Redes Sociais; Ensino de História.

O presente trabalho busca analisar as possibilidades do uso da plataforma do Instagram para o Ensino de História, trazendo o Professor como influenciador não só no meio digital, mas também presencial, entendo-o e apropriando-se deste Docente como Pesquisador e também como um Produtor de Conteúdo, apresentando as Tecnologias Digitais como uma possibilidade de construção do Ensino de História, mas também de valorização deste Profissional. A pesquisa vai ao encontro das necessidades e anseios da Educação na atualidade, pois diante dos meios de comunicação digitais, a sala de aula vem mudando drasticamente. Sendo o Instagram uma Rede Social com mais de 120 milhões de usuários apenas no Brasil e ainda possuindo diversas funcionalidades e possibilidades para seu uso, essa plataforma se torna um meio importante, sem excluir seus questionamentos, para o Ensino de História. Como produto deste trabalho, é apresentado uma Oficina Pedagógica feita com docentes de História da Educação Básica que cursam o Mestrado Profissional em Ensino de História pela Universidade Federal de Roraima em Boa Vista/RR em 2023. Esta Oficina Pedagógica visa apresentar de forma didática aos professores, através dos exemplos do perfil @profhudsonaraujo, várias possibilidades de uso desta Rede Social para o Ensino de História. Ao produzir conteúdo, explorar diferentes temáticas e abrir para a interação do público, podemos ir além do ambiente da sala de aula, pois o meio digital ultrapassa às quatro paredes do ambiente escolar, e ainda, sem limitação de tempo, espaço e público, expande-se o conhecimento, construindo-se junto, ainda com a orientação do docente que estará mediando a discussão.

Externa à Instituição - ANITA LUCCHESI
Interna - ***.741.147-** - CARLA MONTEIRO DE SOUZA - UFRR